Jaraguá do Sul tem no momento 850 imóveis interditados pela Defesa Civil

Geral
sexta-feira, 12:33 - 26/05/2017

Ao todo, 850 imóveis estão interditados pela Defesa Civil em Jaraguá do Sul atualmente, informou o funcionário de carreira da Defesa Civil do município, Luiz Peters, aos vereadores na sessão da Câmara de Jaraguá do Sul realizada nesta quinta-feira (25). Segundo Peters, muitas áreas estão interditadas em função do alto risco que apresentam. "A Defesa Civil age baseada em documentos, estudos geológicos e com base nisso são feitas interdições de áreas", explicou.
Novas interdições, ou desinterdições de algumas áreas, dependem de um novo estudo a respeito das áreas de risco no município, que deve ser realizado em breve. O coordenador regional da Defesa Civil, Osvaldo Gonçalves, afirmou que há um projeto junto ao Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para novo mapeamento. "O mapeamento de risco será refeito, não desconsiderando o anterior, mas trabalhando em possíveis liberações de áreas que estão interditadas", disse ele. A previsão é de que este trabalho inicie em setembro.
O coordenador de Defesa Civil, Osvaldo Gonçalves, ressaltou que com a vinda das equipes do CPRM (Serviço Geológico do Brasil), órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia, os mapeamentos e avaliações terão o andamento e agilidade adequados.
Os vereadores aproveitaram para perguntar sobre situações especificas de interdições de casas e áreas de risco em vários bairros da cidade, como o Loteamento Henrique Heise, no Rio da Luz; rua Ildo Formigari, Vila Theilacker, áreas alagáveis em Nereu Ramos, situação da Escola Guilherme Hanemann, no Jaraguá 99; bairro Rio Cerro e planejamento para desassoreamento de rios no município. E falaram sobre a necessidade da vinda de outros kits de transposição, os chamados kits pontes para Jaraguá do Sul.
O diretor de Obras, Ivan Wolter, comentou sobre as obras de contenção no município. Segundo ele, das 14 obras que iniciaram em 2008 - ano da tragédia provocada pelas chuvas intensas que mataram 13 pessoas na cidade - 11 estão concluídas, duas com mais de 90% dos trabalhos executados, e uma obra ainda para executar. 19 projetos aguardam liberação de recursos. O diretor da Defesa Civil, ex-vereador Hideraldo Colle, também esteve presente. Os convites foram feitos pelo vereador Marcelindo Gruner (PTB), para que os convidados explanassem sobre as áreas de risco do município e os trabalhos realizados para prevenção. No final da sessão, os convidados posaram para uma foto com alguns dos vereadores.
*Com informações e foto da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul
×