Jaraguá do Sul tem 22 casos positivos de dengue e 27 focos do mosquito transmissor

Foto Divulgação/PMJS

Por: Elissandro Sutil

21/05/2020 - 17:05 - Atualizada em: 21/05/2020 - 17:29

A pandemia do coronavírus tem sido o foco da atenção de todos, desde o noticiário até, principalmente, da saúde pública.

Mas mesmo que a pandemia exija de fato todo esse cuidado para conter a disseminação da Covid-19, outras doenças e contaminações precisam continuar sendo monitoradas.

É o caso da dengue. Mesmo com o foco principal voltado ao atendimento relacionado à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul também tem mantido o trabalho preventivo em relação a outras endemias.

Segundo a supervisora do Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Aline Cristiane Borba Monteiro, hoje o panorama do combate à dengue no Município é o seguinte: 27 focos de proliferação do mosquito transmissor da doença (aedes egypti|) e 22 casos positivos de dengue.

“Temos ainda 56 suspeitos até a última atualização feita pela Epidemiologia”, explicou a supervisora.

Os dois focos mais recentes do mosquito da dengue foram descobertos nos bairros Centro e Vieira, no último dia 11.

“Já começamos a trabalhar nas áreas principalmente na questão de orientação aos munícipes. Como a gente teve focos recentes ali a nossa preocupação é muito grande quanto à proliferação do aedes egypti nesta redondeza.”

Aline explica também que por orientação da própria Secretaria de Saúde de Estado quanto ao Programa da Dengue os agentes de endemia não podem adentrar a imóveis onde houver idosos, gestantes ou nos quais os moradores não permitam.

“Mesmo com esta dificuldade, os agentes têm feito o possível para realizar seu trabalho. Quando são impedidos de entrar nosso pessoal procura passar as orientações, muitas vezes, no portão da casa”, diz.

Neste caso, o registro é feito como visita parcial. No entanto, quando o munícipe não se interessa em ouvir, o registro passado à Ouvidoria é de visita recusada, complementa.

Mudança de comportamento

No entanto, a supervisora observa que, nas últimas visitas, os cidadãos têm se mostrado mais receptivos, ao contrário no início da decretação da quarentena do novo coronavírus.

“Estamos conversando bastante com os munícipes e eles estão sendo bem receptivos. Acredito que aquele pânico inicial, devido à Covid-19, já passou. Há bastantes relatos dos nossos agentes que estão contentes com esta receptividade”, comenta a supervisora do Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul