Jaraguá do Sul conta com 18 salas de atendimento educacional especializado para alunos com deficiência

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/12/2017 - 13:12 - Atualizada em: 06/12/2017 - 13:46

Jaraguá do Sul tem atualmente 18 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), um atendimento complementar voltado aos alunos com algum tipo de deficiência. O AEE é garantido pela Política Nacional de Educação Especial e pela Lei nº 13.146/2015 e consiste em um conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos. Esses recursos são organizados para atender alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e alunos com altas habilidades ou superdotação. Pode ser realizado em salas de recursos multifuncionais na escola regular ou em instituições especializadas.

O serviço é ofertado no contraturno escolar, pois não é substitutivo ao ensino comum e não pode ser considerado reforço curricular. O objetivo do AEE é complementar ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Autonomia, independência, alfabetização e aprendizagem dos conteúdos são palavras de ordem do AEE.

Os 18 polos de AEE estão distribuídos estrategicamente nas escolas Albano Kanzler, Alberto Bauer, Antônio Estanislau Ayroso, Cristina Marcatto, Jonas Alves de Souza, Professor Francisco Solamon, Marcos Emílio Verbinnem, Professora Gertrudes Steilein Milbratz, Maria Nilda Salai Stahelin, Rodolpho Dornbusch, Max Schubert, Waldemar Schmitz, Machado de Assis, Helmuth Guilherme Duwe, Professor Henrique Heise, Luiz Gonzaga Ayroso, Santo Estevão, AEE Surdos na Alberto Bauer. Desses polos, 16 foram abertos com recursos da União e dois polos com recursos próprios (Emeb Machado de Assis e AEE Surdos na Escola Alberto Bauer).

Nos polos são atendidos alunos também de outras escolas e centros municipais de educação infantil das regiões próximas da comunidade. No total são 223 alunos atendidos. Os profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado são pedagogos e professores habilitados para o exercício da docência e formação específica para Educação Especial. Esses profissionais são responsáveis por elaborar um plano de atendimento, avaliando e identificando as necessidades e habilidades dos alunos, elaborando, produzindo e organizando materiais, jogos e atividades adequados. Estabelecem parcerias com outros serviços a fim de elaborar estratégias favorecendo a acessibilidade. Orientam professores e famílias, estabelecem articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

As salas de recursos multifuncionais são constituídas de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos pedagógicos, entre eles, computadores, lupas,  softwares de comunicação alternativa, materiais em braille e libras e jogos.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul