Jaraguá do Sul 146 Anos: Schützenfest retorna com expectativa de atrair mais de 120 mil pessoas

Por: Natália Trentini

23/07/2022 - 17:07

Marchinhas, comida típica, chope e o Parque Municipal de Eventos lotado. A expectativa para o retorno da Schützenfest, a maior festividade de Jaraguá do Sul, é grande. Após dois anos de hiato, os organizadores esperam reunir mais de 120 mil pessoas nos quatro dias de evento e arriscam: “será a maior e melhor de todos os tempos!”.

E quem sente no peito a saudade da Festa dos Atiradores, se prepara de fato para uma grandiosa festividade. Entre aqueles que não veem hora de colocar o traje típico e rever os amigos, está o casal Adalberto Bauer, 73 anos, e Loni Karsten Bauer, 71. Os dois estiveram presentes todos os anos, desde a segunda edição.

Apreciadores de carteirinha, ambos nutrem na família a tradição perpetuada pela Schützen. Os filhos e netos são atiradores premiados, assim como Adalberto e Loni, que inclusive foi majestade da festa.

Loni e Adalberto mostram medalhas conquistadas pela sociedade | Foto Natália Trentini

O opa e a oma, como são carinhosamente chamados pelos frequentadores da Schützen, se alegram pela possibilidade dos reencontros e de voltar ao espírito alegre que só a festa consegue alcançar. Ambos se orgulham do carinho com que são recebidos e consideram a importância dos laços de amizade construídos entre as sociedades.

“Fez falta. É uma festa de família, vai criança, vai idoso, e lá a gente se sente em casa. Sempre gostamos e sempre vamos gostar”, comenta Adalberto.

Com seus coletes forrados de medalhas pela boa mira no tiro esportivo, o casal pretende estar presente em todos os dias de festa rodeado pela família que compartilha esse entusiasmo. É assim que se mantém a tradição viva entre de geração em geração.

O casal, que ajudou a fundar e mantém até hoje a Sociedade Esportiva e Recreativa Bandeirantes, em Schroeder, ressalta a importância da Schützenfest para manter a tradição germânica com o passar dos anos.

Schützen ajuda a manter sociedades em união | Foto Natália Trentini

Uma festa para manter as sociedades

Foi no ano de 1989 que a Schützenfest aconteceu pela primeira vez em Jaraguá do Sul, criada e organizada pela Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI). Foi criada como um momento para integrar e compartilhar dos costumes que vieram com a imigração germânica: as inúmeras sociedades de atiradores mantinham no dia a dia essas tradições.

Passados tantos anos, o objetivo da Schützenfest segue o mesmo. Tudo que é visto nos dias de festa – a animação, comidas típicas, prática de tiro esportivo, busca de rei e rainha – é prática em cada uma das 17 sociedades que atualmente estão na ACSTVI.

Segundo o presidente da Comissão Central Organizadora da Schützenfest (CCO) Alcides Pavanello, esse momento de integração é ainda mais importante depois desse período de pandemia de Covid-19.

A importância da Schützen é trazer as sociedades para um momento de festa, porque elas sofreram muito nesses dois anos. Algumas dependem bastante da Schützen. Isso é também a missão da própria Prefeitura e da Fundação Cultural, manter essa tradição.”

Esse ano 17 sociedades participam da festa | Foto Arquivo OCP News

Cada uma das sociedades que contribui na festa recebe um valor pela participação, que pode ser reinvestido na manutenção das estruturas. Os membros se revezam nos caixas, dando orientações nos estandes de tiro, participando dos desfiles, entre outras funções.

Pavanello ressalta que é atividade das sociedades a razão da Festa dos Atiradores existir. “Se não tiver as sociedades, até posso ter uma festa, mas vou ter que mudar de nome”, brinca.

Atrações tem como foco a tradição germânica | Foto Arquivo OCP News

Mantendo a fórmula de sucesso

Segundo o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Schützenfest, Alcides Pavanello, a intenção é manter o patamar elevado alcançado pela festa nas últimas edições, agraciando o público com uma festa típica de qualidade.

“A gente percebeu que a comunidade da região como um todo abraçou novamente a festa”, destaca. “Nós tínhamos vários desafios com a festa anos atrás e a gente avançou muito”.

Pavanello destaca expectativa de toda organização para retomada da festa | Foto Natália Trentini

O presidente relembra a transformação trazida em 2010, quando se decidiu formatar a festa dentro das tradições germânicas, excluindo shows nacionais, valorizando música típica, mantendo comida tradicional e trazendo chopes artesanais. A mudança para novembro também foi um tiro no alvo, destaca, tirando a competitividade por público e atrações com as outras festas de outubro da região.

Pavanello ressalta que hoje as sociedades voltaram a participar efetivamente, o comércio voltou a entrar no clima da festa preparando vitrines e decoração e a juventude, que estava “de costas para a festa”, está muito presente.

Chope e gastronomia típica são atrativos | Foto Arquivo OCP News

“Especialmente nas últimas duas edições, a juventude invadiu a festa literalmente: cerca de 35% das pessoas que adentraram a festa eram jovens, e para a nossa grande surpresa, trajadas tipicamente – lógico que tem um chamativo a isso porque as pessoas trajadas não pagam entrada, mas mesmo assim foi uma surpresa muito grande”, comenta, destacando o quanto o público entrou no clima da festividade.

Na organização, que segundo ele está 80% concluída, não foram feitas grandes mudanças. É mantida a gastronomia e a programação cultural típica como atrativos. “Temos o retorno da banda Cavalinho Branco para duas apresentações e bastante incentivo para as bandas locais”, comenta.

As maiores alterações ficam na disposição dos espaços dentro do Parque de Eventos, com a intenção de melhorar a experiência de quem passa pela festa. A nova Praça de Alimentação, que está em construção com um investimento de cerca de R$ 1 milhão, é uma das grandes melhorias. Pavanello comemora a estruturação, que acompanha o crescimento da festa.

Expectativa é atrair mais de 120 mil pessoas | Foto Divulgação

Com isso, o Pavilhão B também ficará mais amplo e receberá uma atenção especial por ser o espaço mais concorrido, onde as pessoas estão circulando.

“A expectativa é enorme. As pessoas estão ávidas pelo retorno da festa. Você vê o espírito das pessoas. Tivemos o Schützenplatz em junho e o povo invadiu a praça”, comenta o presidente da CCO. O próximo evento da agenda será no dia 10 de setembro, com o Schützenbaum, desfile de lançamento da festa.

Foto Divulgação/Secel

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp