Instituto Eggon João da Silva e Parque da Inovação ganham novas artes

Foto: Fabio Junkes

Por: Natália Trentini

01/12/2021 - 08:12 - Atualizada em: 01/12/2021 - 12:55

O Distrito de Inovação vem mostrando ao que veio: promover uma atmosfera de envolvimento, mudança e criação em Jaraguá do Sul. Com essa proposta de inovar, a mudança tem sido uma constante nos espaços que nesta terça-feira (30) receberam um toque de arte e criatividade.

Espaço destinado a acelerar ideias e capacitar o mercado de energias renováveis e mobilidade elétrica, uma das faces do Instituto da Indústria Eggon João da Silva recebeu um grafite dos artistas internacionais Rafael Sliks e Mascos Vinicius Enivo – que também são responsáveis por algumas das artes que podem ser vistas no prédio do Centro Cultural da Scar.

Segundo vice-presidente da Fiesc para o Vale do Itapocu Célio Bayer, a ideia de criar um mural no paredão do Instituto surgiu quando o Parque de Inovação estava sendo finalizado. A ideia começou a ser discutida e teve a curadoria da artista Denyse Meri Zimmermann da Silva.

Denyse da Silva e seu memorial às vítimas da Covid-19. Foto: Fábio Junkes

Com a arte finalizada e colorindo ainda mais a região, Vini conta que ele, Slicks e os artistas convidados buscaram entender o que era oferecido pela instituição e trazer um olhar artístico.

“É uma mulher, como se ela tivesse levitando em cima de uma placa solar, com energias eólicas e ela puxa do universo, que é o trabalho do Slicks, que representa o cosmos, o universo, ela está puxando essa energia e transformando em energia renovável”, explica Vini. “A gente pegou um pouquinho dessas histórias e trouxe uma poesia, algo mais lúdico para esse universo das exatas”.

No meio do paredão azul repleto de ondas de energia, um vórtice azul chama a atenção. Segundo Sliks, é o vazio, o que ainda está por vir, um portal, um buraco negro, aberto a múltiplas interpretações.

Caminho das Artes ganha novas obras

Denyse, que também colaborou na prática com a pintura do mural, também integra a lista de escultores que levaram novas obras ao Parque de Inovação. O Caminho das Artes ganha três novas esculturas e um grafite.

A artista buscou refletir nos trabalhos o sentimento de todos que passaram por um dos períodos mais desafiadores da história recente. Em uma das obras, Denyse eternizou a curva de contágio pela Covid-19 como forma de memorizar as pessoas que perderam a vida.

Na outra, um pêndulo com uma caixa preta trancada por um cadeado, a artista traz a reflexão sobre o período de isolamento social, do quando foi um período em as pessoas estiveram trancadas e o quanto, ao mesmo tempo, isso possibilitou um olhar para o interior.

Foto: Fabio Junkes

A terceira escultura é assinada por Lucas Signoretti, artista gaúcho radicado em Corupá, que cria peças com sucatas de ferro e aço. Signoretti assina uma obra que mescla inovação e tradição, representando a força da indústria de Jaraguá do Sul com a sabedoria dos antigos egípcios através do Olho de Hórus – aquilo que tudo vê.

O grafite que entrou de última hora para a lista de novas artes do Parque é assinado pelo artista plástico Alexandre Puga, que veio na equipe de assistência para pintura do mural no Instituto.

Arte criada por Alexandre Puga. Foto: Fábio Junkes

Convidado para trazer um pouco da visão dele, as paredes cinzas foram transformadas em um espaço de conexão. Puga traz nos traços e cores o que chama de portais para aproximação com a natureza dentro de um estudo de fauna e flora.

“É maravilhoso a gente poder ver as pessoas se interessando, gostando da obra, tem muita gente que para, lê, então essa integração da arte com a comunidade é muito importante, porque começa a abrir a mente”, comenta a curadora Denyse. “As pessoas respeitam, gostam e sentem parte disso aqui, a arte fica perto das pessoas”.

Segundo o empresário e presidente do Conselho Administrativo da WEG, Décio da Silva, um dos idealizadores do Parque da Inovação, o que traz alegria é ver o espaço sendo utilizado de maneira impressionante pela comunidade.

Além disso, ressaltou o desejo de que Jaraguá do Sul siga nesse ritmo de união, mantendo o trabalho conjunto entre comunidade, entidades públicas e privadas.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp