Farmácia Básica 2 muda de endereço para facilitar acesso

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/03/2016 - 04:03 - Atualizada em: 16/03/2016 - 09:13

A partir desta semana, os usuários da Farmácia Básica 2 passam a contar com uma nova estrutura de atendimento, mais ampla e centralizada, atrás do terminal urbano de ônibus. Nas primeiras horas da manhã de ontem (14), mais de 60 pessoas já haviam passado pelo local para conhecer as novas instalações e usufruir do serviço que, segundo a Secretaria de Saúde, passa a ser mais acessível, principalmente para idosos e pessoas com necessidades especiais. Além disso, a unidade passa a funcionar em horário estendido, das 7h às 19h, sem fechar para o almoço.

Outra mudança importante divulgada pela Secretaria de Saúde é que a partir do dia 25 de março a Farmácia Básica 1, localizada no bairro Barra do Rio Molha, irá encerrar o atendimento ao público em geral, com exceção de casos judiciais ou de componentes especializados (fornecidos pelo Estado). Com isso, o atendimento fica centralizando na nova estrutura do Centro. “Assim conseguimos concentrar toda a equipe de profissionais em um só local e facilitar o fornecimento de medicações com menos unidades no estoque, porque assim as pessoas não precisam mais ir de farmácia em farmácia procurando pelo que precisam”, explica a gerente de saúde da família, Aline Reinhold.

De acordo com a farmacêutica responsável pela Farmácia Básica, Carolina de Farias, no ano passado foram atendidas em média 350 pessoas por dia na unidade, que ficava atrás da Câmara de Vereadores. “Acreditamos que o número de atendimentos vá aumentar, porque a acessibilidade ficou melhor, especialmente para idosos que podem pegar o ônibus gratuitamente e precisam andar apenas alguns passos para chegar aqui”, diz ela.

O aposentado Ari Venturi concorda e aprova a mudança. Apesar de utilizar carro, e não ônibus, ele considera a nova localização mais prática e comemora a maior oferta de vagas de estacionamento. “Venho aqui buscar remédio há 15 anos, a impressão foi boa e o atendimento continua bom”, opina. Segundo dados da Secretaria de Saúde, no ano passado foram realizados em média 715 atendimentos por dia somando as duas unidades da farmácia.

Fornecimento de remédios só com receita do SUS

A partir desta semana só poderá retirar medicamentos da Farmácia Básica quem possuir receita do SUS. A alteração foi necessária para o cumprimento de um decreto federal, criado em 2011. “O decreto determina que para receber medicamento do SUS é preciso ser atendido pelo SUS. O que temos feito para auxiliar a população é fornecer informação e auxiliar na busca por outras alternativas. Dependendo do remédio, é possível pegar de graça ou pagando um valor irrisório na Farmácia Popular do Brasil”, detalha Aline.

Para a aposentada Olivia Trisotto, a mudança gerou preocupação. A moradora passou recentemente por uma cirurgia de retirada de visícula e se surpreendeu por não poder pegar a medicação gratuitamente. “Não consegui vaga no SUS e por isso fui obrigada a fazer particular. Gastei mais de 10 mil e agora não consigo o remédio”, desabafa ela.