Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Indústria da moda avalia tendências para enfrentar os desafios globais

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/12/2017 - 07:12 - Atualizada em: 19/12/2017 - 14:26

O toque suave do algodão não tem inibido o uso de outras fibras sintéticas no setor têxtil, que deve intensificar a aplicação dessa matéria-prima nos próximos anos. A tendência é mundial, como mostra estudo elaborado pela consultoria Gherzi, a pedido da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e do Senai Cetiqt. Os dados foram apresentados em reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda, da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), na última sexta-feira (15).

O economista-chefe da Abit, Haroldo Silva, destacou que é preciso estar atento às transformações globais. “O estudo mostra que o consumo global de fibras continuará a crescer 3% ao ano. Sintéticos estão em alta, enquanto o algodão tende a ficar estável. Outras fibras devem ganhar espaço. Isso é uma tendência mundial”, comentou. Silva citou ainda que o reuso de descartes, a customização em massa, a costura automatizada, a economia compartilhada e o consumo consciente são outras tendências do setor.

Em Santa Catarina, o setor da moda respondeu por 22% dos empregos gerados até outubro. “Cerca de 11 mil novos postos de trabalho foram criados por esse segmento. Temos nos dedicado muito nos últimos meses no sentido da manutenção da política voltada ao setor para mantê-lo competitivo frente às medidas que outros Estados têm tomado para estimular investimentos”, destacou o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, referindo-se às reivindicações junto ao governo do Estado para manter os incentivos fiscais ao setor.

Cláudio Grando, que assume a presidência da Câmara, reafirmou o compromisso do grupo de promover a integração de todo o Estado. “A Fiesc, de fato, valoriza a indústria da moda e nos apoia para que a gente possa gerar cada vez mais valor para Santa Catarina”, afirmou.

A presidente do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), Amélia Malheiros, apresentou as principais ações do grupo, que busca fortalecer o setor e ampliar a conexão entre empresa e universidade. Os participantes também foram informados sobre projetos de lei em tramitação que são de interesse do segmento.

Sintonizado com o mercado, acadêmicas do curso de design de moda da Faculdade Senai em Jaraguá do Sul realizaram na semana que passou desfile conceitual de encerramento do semestre. O evento ocorreu no Jaraguá do Sul Park Shopping, como resultado do Projeto Integrador do 6º semestre do curso, trazendo à passarela looks conceituais aplicando os conhecimentos desenvolvidos ao longo do período de estudos.

Desfile de moda ocorreu no Jaraguá do Sul Park Shopping | Foto Divulgação/OCP

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação