Imóvel histórico deve ser demolido em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

04/04/2018 - 13:04 - Atualizada em: 13/04/2018 - 16:34

Quem passa pela rua Rio de Janeiro volta, inevitavelmente, o olhar para um prédio que já faz parte da história do bairro Czerniewicz e de Jaraguá do Sul. Construído na década de 1950, o prédio da famosa selaria Reichel – uma das últimas sobreviventes da região – está com os dias contados. Isso porque o próprio proprietário solicitou junto à Fundação Cultural o alvará de demolição.

De acordo com o arquiteto e responsável pelo setor de fiscalização da pasta, Carlos Baratto, o Comphaan (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural), decidiu pela expedição do alvará, autorizando a demolição do prédio no dia 21 de fevereiro. Ou seja, desde o final daquele mês, o proprietário está autorizado a demolir o prédio que, segundo Baratto, preocupava moradores da região que temiam pelo desabamento.

No entanto, o arquiteto alega que o imóvel não corria risco iminente de desabamento. “O Conselho acatou o pedido do proprietário, mas o setor de patrimônio era favorável a sua permanência. Dificilmente ele iria entrar em colapso a não ser por ação de uma força lateral”, diz. Baratto afirma que recentemente um caminhão colidiu contra o prédio, causando danos no telhado e queda de algumas telhas, mas sem comprometer a estrutura de madeira, predominante na construção – três paredes são de madeira e uma de alvenaria.

O arquiteto e fiscal explica que existem áreas internas cedidas e com dano, como o piso, mas que são características naturais de um imóvel com mais de 60 anos exposto a ação do tempo. Ele ressalta ainda que o setor de fiscalização esteve no local e recomendou ações intervencionistas de manutenção, mas enfatiza que o prédio não corria o risco de desabamento voluntário.

Baratto explica ainda que havia queixas de moradores que tinham receio de acidentes, pois a construção está localizada próxima à calçada, sem muros ou barreiras. Além disso, o processo de demolição foi solicitado pelo próprio proprietário que não demonstrou interesse em manter o imóvel. A construção possui uma área total de 81 metros quadrados, incluindo o sótão.