IFSC abre dois novos cursos técnicos em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

27/09/2017 - 09:09 - Atualizada em: 27/09/2017 - 10:00

Os dois campi do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) em Jaraguá do Sul terão novidades para os alunos no próximo ano. A instituição aprovou recentemente a criação de dois novos cursos de ensino técnico. Serão 150 novas vagas a cada ano.

A unidade do Centro irá oferecer o técnico em Modelagem do Vestuário, com ensino médio integrado. A seleção dos alunos será feita por prova, com período de inscrição do dia 16 de outubro a 6 de novembro. Segundo a professora responsável pelo curso, Elisangela Guimarães, a metodologia de ensino será voltada para formação de estudantes que atuem diretamente com a modelagem, sendo capazes de desenvolver peças manualmente e com softwares específicos.

“O profissional poderá atender tanto as indústrias quanto ateliês de costura. Esta é uma área com carência de pessoas habilitadas no mundo inteiro, e na nossa região não é diferente”, destaca a professora. O IFSC abrirá uma turma por semestre, com 35 vagas cada. A duração do curso é de três anos e meio.

O Campus Geraldo Werninghaus será o responsável por oferecer o técnico em Desenvolvimento de Sistemas. O curso poderá ser feito por alunos que estão cursando o ensino médio a partir do segundo ano em outras escolas. As aulas serão no contraturno, sendo duas turmas de 40 vagas por semestre. A seleção acontecerá por sorteio. O período de inscrições para os interessados é do dia 10 de outubro a 10 de novembro.

O coordenador do curso Edilson Hipólito destaca que a grade curricular abordará o desenvolvimento de sistemas de softwares para computadores e celulares, criação de sites e páginas na internet, além de diferentes temáticas tecnológicas. “O aluno também será capacitado para atuar em outros serviços que necessitem dessa mão de obra. O ramo está em ascensão e com grande demanda no mercado de trabalho”, aponta Hipólito.

A implementação de cursos foi aprovada na semana passada pelo Conselho Superior do IFSC, junto de outros dez lançados em outras unidades do Estado. O Instituto, segundo a assessoria de imprensa, ainda tem a intenção de abrir uma nova graduação em moda, no lugar do atual curso técnico em Produção e Design de Moda.

Leia também: IFSC Jaraguá do Sul realiza simulado gratuito para o Enem 2017