Idosos ativos: aprendendo com a tecnologia

Cileida Nicácio tem 70 anos e adora tirar "selfies" | Foto Felipe Elias/OCP News Vale Europeu

Por: Giulia Venutti

22/03/2019 - 15:03

“É o lugar em que me encontrei!”. São com essas palavras que a carioca Cileida Nicácio, 70 anos, descreve o seu carinho pelo Sesc de Blumenau. Há dez anos, começou a frequentar o Idoso Empreendedor, projeto que tem o objetivo de proporcionar ao idoso a autonomia necessária para poder lidar com a tecnologia.

Conhecida como a “fotógrafa do Sesc”, Cileida não se importa em estar há tanto tempo no mesmo curso. Para ela, o importante é se atualizar, conhecer pessoas, fazer novas amizades e ter a oportunidade de estar presente em um lugar que lhe proporciona tantas coisas boas. Em meio a risos extrovertidos, relata como se sente jovem e moderna.

“Me sinto muito bem com a idade que tenho. Gosto de me vestir como jovem, frequentar ginástica, viajar, caminhar pela cidade, fotografar os lugares, além de tirar boas ‘selfies’ sozinha e com as amigas”, conta.

Heládio de Souza tem 63 anos e utiliza a tecnologia para pesquisar sobre a natureza | Foto Felipe Elias/OCP News Vale Europeu

Este sentimento de prazer e felicidade também é compartilhado por todos aqueles que participam da aula. Aluno há três anos, Heladio Francisco de Souza, 63 anos, percebe os efeitos positivos do curso em sua vida. Quando novo, não teve condições para estudar, mas agarrou a oportunidade quando a chance bateu em sua porta.

“Faço parte do Círculo de Orquidófilos de Blumenau e o curso me ajuda muito a pesquisar espécies raras de orquídeas, além de tudo o que faz parte da natureza, que tenho um amor muito grande”, afirma.

Foto Felipe Elias/OCP News Vale Europeu

A coordenadora do projeto, Talita Cristiane Sutter, explica que a iniciativa vem sendo readequada e, por isso, mudou o nome de Idoso Empreendedor para Mundo Digital Master, justamente pela sua ampliação em termos de tecnologia. As aulas abordam desde funções simples, como ligar um computador e colocar uma agenda no telefone, até a utilização de aplicativos como o Google Drive, Uber, Google Maps e redes sociais, dando as condições de os alunos estarem inseridos no panorama atual e poderem se comunicar melhor.

Para Talita, é gratificante ver como muitos deles ficam felizes com algo que para os jovens é tão simples e fácil, como conseguir conversar com os netos utilizando o próprio celular.

“Aqui eles aprendem tudo, até com o cuidado que eles precisam ter na exposição das redes sociais e a identificarem as ‘fake news’ que podem surgir. É algo que não pertencia à realidade deles”, explica.

Foto Felipe Elias/OCP News Vale Europeu

Para aqueles que tiverem interesse em fazer parte do projeto, basta entrar em contato pelo telefone (47) 3322-5261. A Cileida, o Heladio e os colegas de sala são prova de que, independentemente da idade, a tecnologia é acessível para todos, basta apenas ter vontade e disposição para aprender coisas novas.

Quer receber as notícias no WhatsApp?