Idosos ativos: a musculação na vida de um casal na melhor idade

Ao ouvir a palavra “musculação”, muitos acreditam ser uma atividade física focada apenas em hipertrofia muscular, o ganho de massa magra. Foi isso que Miroval Andrade Galvão, 78 anos, pensou quando sua esposa, Maria Tereza Galvão, 72 anos, o convidou pela primeira vez para participar do Programa de Educação Permanente (Proep), realizado pela Furb (Universidade Regional de Blumenau).

Durante três anos, Maria frequentou as atividades sozinha, até que seu marido acabou sendo convencido a dar uma chance e experimentar essa nova rotina. “Quando comecei a participar, vi que não era nada daquilo que eu pensava. Tem alongamento e cada um levanta o peso que consegue. Comecei a ir e estou até hoje”, relata Miroval.

Foto Felipe Elias/OCP News Vale Europeu

Já Maria não esconde a felicidade em poder ter a companhia de seu marido. Aluna há 16 anos do projeto, adora estar sempre em movimento. Os exercícios, além de ajudarem na sua saúde, deu a oportunidade de fazer novas amizades e dar boas risadas ao longo dos anos. “Gosto de caminhar, fazer musculação e pilates. Gosto de me sentir viva”, afirma.

Após as aulas, o casal ainda aproveita o tempo livre para caminhar pela cidade aproveitando as belas paisagens ao redor. Para eles, a chave mais importante da disposição é não se sentir velho. “Você tem que sair, aproveitar, passear, ver gente. A idade está na cabeça da pessoa”.

Foto Felipe Elias/OCP News Vale Europeu

O Proep é dedicado à terceira idade e tem como objetivo ajudar os participantes a se manterem ativos e com um bom condicionamento físico. Além dos exercícios, o projeto procura promover a integração social com cafés, jantares e passeios. Interessados em participar podem entrar em contato pelo (47) 3321-0348 ou edupermanente@furb.br.

Foto Felipe Elias/OCP News Vale Europeu

Foto Felipe Elias/OCP News Vale Europeu

Quer receber as notícias no WhatsApp?