Foto Gabriel Silva/Comunicação HSI
Foto Gabriel Silva/Comunicação HSI

O Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau, está ampliando o seu Programa de Cirurgia Robótica para incluir mais médicos capacitados para usar a tecnologia e novas especialidades que podem se beneficiar dela. Agora, a cirurgia bariátrica também pode ser feita por essa técnica, considerada a mais moderna da medicina mundial.

O HSI é o primeiro e único hospital de Santa Catarina a oferecer esse serviço, que está disponível desde junho de 2019. Blumenau é apenas a segunda não capital do Brasil a contar com essa tecnologia.

A bariátrica, conhecida como cirurgia de redução de estômago, é realizada em pessoas com alto grau de obesidade. O procedimento pode ser recomendado após avaliação caso a caso, levando em conta as condições de saúde do paciente, doenças associadas, como hipertensão e diabetes, e a falta de resposta do corpo a tratamentos clínicos.

Segundo o médico Pedro Trauczynski, chefe do Serviço de Robótica do Santa Isabel, os médicos da instituição que já atuam por laparoscopia, método minimamente invasivo utilizado em operações em cavidades do corpo humano com pouco espaço, também estão sendo habilitados para operar o robô-cirurgião.

 

“O equipamento garante incisões cirúrgicas menores, menor dor no pós-operatório e menos sangramento. Com isso, o tempo de internação e recuperação diminui consideravelmente, e o paciente pode retornar às atividades cotidianas mais cedo”, explica.

 

Outra condição que pode ser tratada dessa forma é a endometriose, que vem crescendo na população feminina e já é classificada como a "doença da mulher moderna". Trata-se de uma alteração inflamatória e crônica no lado de fora do útero, região bastante delicada para procedimentos cirúrgicos. Os sintomas, que podem incluir irregularidades menstruais, cólicas intensas e diarreia, dificultam a autonomia da mulher e afetam a sua qualidade de vida.

Em virtude da pandemia do coronavírus, as cirurgias eletivas, bem como os procedimentos em pacientes acima de 60 anos ou que necessitam de internação em UTI, estão suspensas no hospital.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul