Hospital de Blumenau aposta no lúdico para atender as crianças

Crédito: Divulgação

Por: OCP News Vale

26/10/2021 - 09:10 - Atualizada em: 26/10/2021 - 09:17

A criança é um ser humano em pleno desenvolvimento, elas brincam o tempo todo, sozinhas ou acompanhadas, animam objetos, imitam sons, são heroínas, choram e riem em suas brincadeiras. Suas experiências vividas nos primeiros anos de vida são fundamentais para a formação do adulto que ela será no futuro. Por isso, é muito importante que a criança cresça em um ambiente com liberdade para brincar.

O Hospital Dia do Pulmão, em Blumenau, entende que crianças são muito mais que pacientes comuns e que precisam de um atendimento diferenciado. Com um grande time de especialistas em Pneumopediatria, todos os ambientes destinados ao atendimento ao público infantil são desenvolvidos e decorados de forma a estimular o lado lúdico nas consultas.

O Pronto Atendimento, a sala de vacinas e a área de exames, como espirometria, também são desenhados para tirar o estresse das crianças que precisam de atendimento médico. A grande novidade para os pequenos neste ano foi a adoção de capas de super herói e de princesa que as crianças podem usar na hora de se vacinar.

O diretor técnico e pneumologista do Hospital Dia do Pulmão de Blumenau (SC), Dr. Mauro Sérgio Kreibich defende a importância de se promover ações que ajudem no desenvolvimento e relacionamento com as crianças. “Muitas chegam até nós abatidas e ao encontrar um ambiente mais divertido e acolhedor, o momento de enfrentar as doenças se torna menos difícil”.

Sobre o Hospital Dia do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos.

Com a ocorrência da Pandemia de Covid-19, o Hospital do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa do HDP, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e para empresas

Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos

Mais recentemente a chegada dos ultra refrigeradores permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas

Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 38 anos.