História: Objetos compõem exposição “II Guerra Mundial”
Geral
quarta-feira, 04:00 - 11/05/2016

A viagem no tempo e o contraste com a realidade enfrentada durante a 2ª Guerra Mundial. Objetos de uso pessoal, armamentos, roupas, fotografias e documentos antigos, entre outros itens, guardam as marcas do tempo de um período que marcou o mundo e, agora, recontam esse pedaço da história aos visitantes do Museu da Paz, de Jaraguá do Sul.
Juntas, as peças compõem a exposição “II Guerra Mundial” que traz para a cidade o acervo do General de Brigada do Exército Emir Benedetti, com instrumentos utilizados por soldados brasileiros e estrangeiros durante a guerra. Ele ganhou todas as peças de um amigo italiano, apaixonado pela história do Brasil, principalmente pela atuação da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Itália. “Ele me deu todo esse acervo de presente e eu decidi fazer a difusão da campanha dos brasileiros nos campos italianos. É uma parte da história que poucos conhecem e acho importante mostrar”, diz o general.
Ele explica que o acervo conta com peças relativamente simples, todas de mesmo valor histórico e importância. “É gratificante expor essas peças porque elas podem despertar o interesse para uma parte pouco conhecida da história”, observa. A exposição integra as comemorações de 40 anos de criação da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb) de Jaraguá do Sul, celebrado em 25 de julho.
A visitação é gratuita e pode ser feita nas segundas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16h30, de terça a quinta, das 7h30 às 13 horas e sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Os grupos podem agendar a visita pelo telefone 2106-8700, com a responsável pela ação educativa do museu, Dionara Radunz Bard. O Museu da Paz fica no mesmo prédio da Fundação Cultural, na Avenida Getúlio Vargas.
×