Há sete anos, neve cobria o Morro do Cambirela na Grande Florianópolis

Há sete anos neve cobria o Cambirela | Foto Miriam Zomer/Agência AL

Por: Ewaldo Willerding Neto

20/08/2020 - 10:08 - Atualizada em: 20/08/2020 - 10:20

O que muitos estão esperando ocorrer entre a noite desta quinta-feira (20) e a madrugada desta sexta-feira (21), aconteceu há poucos mais de sete anos. No dia 23 de julho de 2013, boa parte da Grande Florianópolis amanheceu coberta de neve. O Morro do Cambirela, em Palhoça, ficou com ares de Alpes Suíços, dando mais charme à região.

 

 

O fenômeno aconteceu por conta de uma situação semelhante a que estamos sentindo agora. Uma frente polar avançou pelo estado e derrubou as temperaturas, que ficaram entre 0°C e 1°C. O congelamento do vapor da água formou neve em cima do morro.

Morros da Grande Florianópolis ficaram com os topos branquinhos | Foto Alberto Neves Jr./Agência AL

 

A neve de 2013 foi registrada em pelo menos 127 cidades de Santa Catarina. Os morros da Grande Florianópolis ficaram com os topos branquinhos. A neve atingiu uma enorme área verde de preservação ambiental das serras do Cambirela e do Tabuleiro.

As imagens, que ficaram marcadas para sempre, podem ser repetir em 2020. De acordo com o Aviso Meteorológico do Sistema Epagri/Ciram, assinado pelos meteorologistas Gislânia Cruz e Marcelo Martins, apesar de pequena, a possibilidade existe. Éesperar para ver, bem agasalhado.

Confira Aviso Meteorológico da Epagri/Ciram

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp