A frase "gentileza gera gentileza" poder ser facilmente usada para definir o comportamento do funcionário terceirizado mais antigo do fórum de Joinville.

Profeticamente batizado como Gentil de Souza, ele exerce com alegria, competência e orgulho a função que lhe foi designada: limpar e desinfetar portas e assentos, conferir se os bebedouros têm água, enfim, manter tudo em ordem.

Aos 56 anos - 17 deles atuando no fórum de Joinville -, Sr. Gentil, como é conhecido, é o terceirizado mais antigo da comarca em atividade

 

 

Pelos corredores do prédio, além de repetidas vezes distribuir desejos de um ótimo dia de trabalho para os colegas, Gentil também canta enquanto deixa tudo no brilho.

No repertório, sempre presentes as músicas do ídolo, o rei Roberto Carlos. “Eu gosto de todas as canções dele, mas 'Emoções' é minha preferida”, contou.

A grandeza do funcionário é admirada e marcante. “O Sr. Gentil é um ótimo colaborador: pontual e assíduo, raramente falta. Sempre sorridente e muito educado com todos, é um exemplo de profissional e de ser humano”, disse Karina Keller, analista administrativa.

“Cheguei bem cedo ao fórum e o surpreendi cantando, rapidamente ele parou ao me ver. Foi então que pedi para que continuasse, que a música deixa o ambiente mais agradável”, relembrou o juiz Yhon Tostes, diretor do Foro Central da comarca de Joinville.

O magistrado ressalta ainda que a simpatia pelo Sr. Gentil é um consenso e que o dia a dia seria menos pesado com outros “Gentis”.

Hoje viúvo, Gentil mora sozinho, mas tem uma filha e um casal de netos. "Acordo muito cedo, 3h45 já levanto, faço café e ligo o rádio. Essa é minha rotina. Quando chego ao fórum, me sinto muito bem. Gosto demais de trabalhar e também das pessoas”, finalizou.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp