Comarca de Joinville completa 132 anos nesta quinta-feira (10)

Foto: Divulgação/Comarca de Joinville

Por: Thomas Madrigano

10/02/2022 - 20:02 - Atualizada em: 10/02/2022 - 20:45

Nesta quinta-feira (10), a comarca de Joinville, uma das mais antigas do estado, completou 132 anos de instalação.

Diretor do Foro Central, o juiz Yhon Tostes lembra a importante função de todos os envolvidos na rotina de disponibilizar uma célere prestação jurisdicional em benefício da população.

 

 

“Nesses 132 anos de criação, registramos o nosso eterno carinho aos que aqui já passaram e mantiveram soerguidas as virtudes da magistratura catarinense. Nossa missão constitucional e escolha de vida é servir com humanidade, sensibilidade social e justiça de forma transparente, isonômica e aos que mais necessitam num país tão complexo e com abismos sociais. Só temos gratidão a toda a população de Joinville e respeito por suas instituições, com as quais mantemos uma relação republicana de respeito, harmonia e independência, em especial com os representantes do Ministério Público, com a Subseção da OAB e com o Legislativo e Executivo municipal”, disse o magistrado.

No momento, no prédio central atuam 22 juízes de direito e três substitutos. Já no Fórum Fazendário, estão em atividades quatro magistrados.

Para o atendimento de toda a demanda jurisdicional, os complexos contam também com 311 colaboradores entre efetivos, terceirizados, policiais militares, estagiários, residentes judiciais e voluntários.

Além dos juizados e das varas, o prédio do Fórum Central abriga o Ministério Público Estadual, Cejusc, Distribuição Cível e Criminal, Contadoria Judicial, biblioteca, setores de informática e psicossocial e Secretaria do Foro.

As sessões presenciais do Tribunal do Júri acontecem normalmente nas terças e quintas-feiras. A exceção será no mês de agosto, quando ocorrerá um mutirão de audiências de segunda a quinta-feira. Em pauta estarão 20 processos que envolvem réus soltos.

O expediente externo do Fórum Central e do Fórum Fazendário é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp