Após queda de calçada, Prefeitura de Joinville divulga plano de ação para galerias do Rio Mathias

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

10/02/2022 - 15:02 - Atualizada em: 10/02/2022 - 16:09

A queda de uma calçada ocorrida na abertura do Natal Cultural em Joinville, no dia 22 de novembro de 2021, deu início a um processo de vistoria detalhada da região.

Na ocasião, 18 adultos precisaram ser levados ao Hospital São José e 13 crianças ao Hospital Infantil Doutor Jeser Amarante Faria.

 

 

Na manhã desta quinta-feira (10), a Prefeitura apresentou um parecer técnico que aponta a necessidade de obras em pontos específicos, entre o Rio Cachoeira e o Terminal Central.

A vistoria, realizada com apoio da Companhia Águas de Joinville, constatou a existência de um trecho com “anomalias, fendas, trincas e deflexões” sob a Praça da Bandeira.

“Para garantir a segurança das pessoas que circulam diariamente naquele local, será necessário remover parte da laje que cobre a galeria, considerando a dimensão das rachaduras existentes”, explicou o prefeito Adriano Silva.

Na Praça da Bandeira, será necessário remover a laje da galeria. Este espaço permanecerá aberto, com cercas de contenção, a exemplo do que ocorre em parte do leito do Rio Mathias que passa pela Praça Dario Salles.

Obras

Os trabalhos começaram nesta quinta-feira, com a preparação do canteiro de obras. Na sequência, será realizada a remoção dos pavers e da laje, limpeza do rio, colocação de artefatos de concreto e fixação do gradil. A previsão de conclusão é de seis meses.

“A mobilidade da região será preservada, uma vez que os trabalhos serão apenas na área que atravessa a Praça da Bandeira. Vale destacar que as obras são em caráter preventivo e que não há risco iminente para a população”, afirmou o engenheiro Jorge Luiz Correia de Sá, secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville.

Recuperação da avenida Dr. Albano Schulz

Segundo a Prefeitura, na vistoria também foi possível verificar que o local do acidente, na avenida Dr. Albano Schulz, é composto por três módulos de galerias.

Apenas um deles, no entanto, precisará ser substituído: o que fica abaixo da pista de rolamento do sentido Sul/Norte.

Como este trecho é parte de ação judicial, a Prefeitura aguarda a tramitação do processo para que a intervenção seja realizada. Enquanto isso, a pista permanece interditada.

“Após a substituição do módulo comprometido, será possível devolver o tráfego ao local com segurança”, acrescentou o engenheiro.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp