Gaspar tem 100% dos leitos de UTI ocupados por mulheres, incluindo mães e filhas

Foto Divulgação/PMG

Por: Felipe Elias

02/03/2021 - 15:03 - Atualizada em: 02/03/2021 - 18:44

No mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, Gaspar registra um fato que chama a atenção e traz preocupação. Pela primeira vez desde o início da pandemia, os dez leitos de UTI Covid do Hospital de Gaspar estão ocupados por mulheres, incluindo mães e filhas.

Com a taxa de novas infecções cada vez maior nesta terceira onda, a unidade de saúde passou a receber mais frequentemente pessoas da mesma família.

 

“Não podemos deixar de nos cuidar e cuidar dos outros. Hoje, nossa UTI tem a triste marca de estar com mães e filhas. São duas mães, sendo uma de 79 anos e sua filha de 34, e a outra de 86 e suas filhas de 49 e 53 anos. Por isso, é cada vez mais importante manter as medidas de prevenção”, afirmou Fabiana Massari, diretora administrativa do hospital.

 

Em visita a Gaspar, nesta segunda-feira (1°), o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, explicou que o salto de casos e internações pode ser explicado pela chegada de uma nova variante da doença ao estado.

 

“Ao que tudo indica, a nova cepa da doença tem uma taxa de transmissibilidade maior que a anterior. Com o número maior de infecções, mais pessoas precisam ser hospitalizadas e de atendimento na UTI. O quadro que enfrentaremos neste mês é preocupante”, disse Motta Ribeiro.

 

Com o agravamento do cenário, a Prefeitura de Gaspar prepara a abertura de mais dez leitos de UTI para os próximos dias.

 

“Quando os primeiros sinais que poderíamos enfrentar um colapso no sistema de saúde surgiram, a Administração Municipal agiu rápido e buscou dobrar a oferta de leitos de UTI. Gaspar saiu na frente de outros municípios que terão mais dificuldade para conseguir insumos e equipamentos”, destacou Fabiana.