Coronavírus: Governo de SC pactua abertura de novos leitos de UTI em Gaspar e Indaial

Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Felipe Elias

01/03/2021 - 11:03 - Atualizada em: 02/03/2021 - 09:00

Em meio à fase mais crítica da pandemia de Covid-19 em Santa Catarina, o Governo do Estado pactuou a abertura de 170 novos leitos de UTI em todas as regiões catarinenses. Destes, 20 serão implantados no Médio Vale do Itajaí – dez no Hospital de Gaspar e outros dez no Hospital Beatriz Ramos, em Indaial.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as unidades já foram ampliadas ou estão em processo de ampliação. Com a garantia de abertura de dez novos leitos em cada hospital, Indaial e Gaspar terão a capacidade de atendimento em UTI dobrada – atualmente, as unidades de saúde estão com todos os leitos de UTI ocupados.

 

“Nossas ações não se baseiam apenas em ampliação de leitos, mas essa é uma frente importante do trabalho. Temos percorrido todas as regiões do estado e conversado com os gestores hospitalares. Fizemos um esforço de abrir novos leitos e estamos assegurando recursos para que permaneçam abertos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

 

De acordo com dados do Estado, dos 1.577 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, 1.503 estão ocupados neste momento, com uma taxa de ocupação superior a 95%.