Fotos: Fujama resgata mais de um animal por dia em Jaraguá do Sul

Jabuti e corujas foram resgatados

Jabuti e corujas murucututu-de-barriga-amarela foram resgatados | Foto Divulgação/Fujama

Por: Elissandro Sutil

17/02/2020 - 15:02 - Atualizada em: 17/02/2020 - 15:57

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) realizou o resgate de 34 animais silvestres desde 22 janeiro até o momento.

O número é considerado expressivo e coincide com o período de verão em que o metabolismo dos animais é acelerado e eles saem de seus habitats a procura de alimento.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, 42 animais resgatados, o número deste ano foi um pouco menor.

 

 

O coordenador do serviço, o biólogo Christian Lempek, atribui a quantidade de resgates também ao conhecimento, por parte da população, do serviço e de como agir ao encontrar animais silvestres próximos de casa.

Serviço de resgate de animais

Filhote de gambá e serpente dormideira cabem na mão

Filhote de gambá e serpente dormideira | Foto Divulgação/Fujama

Em todo o ano passado foram resgatados 263 animais. A orientação da fundação é para que as pessoas não matem os bichos.

“Sempre pedimos para que as pessoas não matem o animal e, sim, chamem pelo serviço, que irá resgatar o animal e devolvê-lo ao seu habitat natural, contribuindo com o ecossistema”, enfatiza Lempek.

O serviço está disponível 24 horas por dia. À noite e fins de semana, é possível solicitar o resgate aos Bombeiros, no telefone 193.

Diversas espécies

Biólogo remove gato do mato morto atropelado na via

Gato-do-mato-pequeno encontrado no Rio da Luz já sem vida | Foto Divulgação/Fujama

Em sua maioria os animais resgatados foram gambás e cobras, mas também houve registros de jabuti – na Ilha da Figueira; gato-do-mato-pequeno – encontrado atropelado, já sem vida, no Rio da Luz; coruja murucututu-de-barriga-amarela, na Barra do Rio Cerro.

O gato-do-mato-pequeno, espécie em extinção, foi encaminhado para taxidermização em Curitiba (PR) e servirá como objeto de estudo para crianças, adolescentes e adultos durante exposições.

Durante o dia, o resgate é feito mediante solicitação no número de telefone da Fujama (3273-8008) – segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas – ou por meio de registro na Ouvidoria da Prefeitura (0800-642-0156).

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJS

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul