FOTOS: Balneário Camboriú libera trecho de nova faixa de areia ao público

Foto: Kaio Garcia/ PMBC/ Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

29/09/2021 - 10:09 - Atualizada em: 29/09/2021 - 10:26

Desde de terça-feira (28), o trecho da Praia Central de Balneário Camboriú que vai da altura da Rua 4000 até o molhe da Barra Sul está liberado para a população, já com a faixa de areia totalmente recuperada. O trecho estava interditado para a retirada da tubulação usada para o alargamento da faixa de areia e, também, para que houvesse acomodação do aterro, especialmente dentro da água.

De acordo com o 13° Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM), o monitoramento foi reforçado, já que aumentou a distância entre os postos fixos de salva-vidas. Ainda houve um aumento no uso de quadriciclos por parte das equipes e nesse verão os bombeiros pretendem trabalhar com cadeirões, estruturas móveis para ficarem mais próximos da água.

“Estamos fazendo rondas com quadriciclos no local liberado, verificando correntes de retorno, profundidades e possibilidades de buracos. Mas a condição de mar na Barra Sul é geralmente bem tranquila”, explica o subcomandante do 13° BBM, Capitão Marcus Vinícius Abre.

Além disso, a corporação têm se reunido semanalmente com a equipe técnica da obra para estudar os dados do alargamento e tem feito o monitoramento da dinâmica das correntes e possível formação de buracos para atender melhor os banhistas.

Foto: Vitor Hugo Serpa/ PMBC/ Divulgação

A batimetria feita por especialistas contratados pela obra aponta que a declividade da praia neste trecho sul recuperado já é muito próxima da praia original, sendo a medição de 1 para 40, o que significa que a cada quarenta metros avançados para dentro do mar, a profundidade ganha um metro.

Foto: Secom Balneário Camboriú/Divulgação

A obra

O objetivo da obra é passar a faixa de areia de atuais 25 metros, em média, para 70 metros. De acordo com a prefeitura de Balneário Camboriú, o trabalho vai possibilitar, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e visitantes da cidade. Serão instalados futuramente os espaços ao ar livre para esporte, lazer, nova ciclovia e paisagismo diferenciado.

A obra iniciou com a montagem da tubulação em março de 2021. Essa tubulação é utilizada para levar a areia até a orla. Em 22 de agosto começou a etapa do transporte do material com a chegada da draga. Eles são feitos por um consórcio de duas empresas, a brasileira DTA Engenharia e a belga Jan De Nul, vencedor da licitação realizada pelo município. O valor da obra é de R$ 66,8 milhões.