Fim das máscaras? Flexibilizações? Municípios da região falam sobre momento atual da pandemia de Covid-19

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Natália Trentini

23/10/2021 - 07:10

Os novos casos de Covid-19 registrados na microrregião do Vale do Itapocu têm reduzido gradativamente nos últimos meses. Segundo as Secretarias de Saúde dos municípios esse é um reflexo direto do avanço da vacinação.

Os números são um fôlego para o sistema, que começa a voltar o olhar para demandas de saúde represadas durante o período de pandemia. Entretanto, o momento é de atenção e cuidado para que essa diminuição seja consistente.

A cautela tem sido consenso, especialmente por conta da agilidade com que o vírus apareceu inicialmente e diante das mutações já registradas.

“Realmente o sentimento da população é que a pandemia e o vírus estão enfraquecendo. É uma constatação, graças a Deus e graças a vacina. As pessoas estão um pouco menos cuidadosas, porém, é muito importante, como é um vírus, uma pandemia mundial, que a vacinação avance no mundo todo”, considera o secretário municipal de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti.

Alceu Gilmar Moretti, secretário de Saúde. Foto: Divulgação

Na maior cidade da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) , que apresenta dados mais aprofundados sobre os casos, é possível observar a queda na média móvel de novos casos – que estava em 34.79 para os últimos 14 dias, enquanto em janeiro deste ano ultrapassava os 100 casos.

Para a secretária de Saúde de Schroeder, Ingrit Eli Roweder, só será possível falar em fim da pandemia quando não houverem mais casos ativos na região.

“O que eu posso dizer é que nós ainda não chegamos ao fim, na terça-feira ainda tivemos mais 4 positivos, não acabou. A gente mantém as mesmas orientações, as pessoas precisam continuar se cuidando, disso não se tem dúvida”, reflete. “Enquanto a gente não tiver o último caso saído do isolamento, a gente fica com esses cuidados.”

Redução de casos é avaliada de perto

Apesar do alívio em ver os hospitais e salas de triagem da região menos ocupados, a secretária de Saúde de Guaramirim, Cheila Rohweder, comenta que toda a movimentação relacionada a Covid-19 segue sendo acompanhada de perto.

“Estamos atentos a toda e qualquer situação diferente no Centro de Triagem. Não podemos baixar a guarda”, reforça.

O município segue com uma porta exclusiva aberta para atendimentos no Hospital São Antônio e com a unidade exclusiva para testes e primeiro atendimento. Apesar de haver uma procura considerável pelos espaços para realização de testes, o número de casos positivos diminuiu.

Secretária de Saúde de Guaramirim, Cheila Rohweder | Foto Natália Trentini/OCP News

“Tivemos 13 casos positivos, ontem 8, já tivemos 100 casos positivos por dia. A gente vê uma redução bem considerável mesmo”, aponta Cheila.

O mesmo vem acontecendo em Schroeder. A secretária Eli Roweder comenta que a demanda na triagem diminuiu no último mês e que a cada 10 testes realizados, em média 9 dão negativo.

“Tivemos dias sem nenhum caso, os testes dão esse reflexo para nós, é uma maneira de ver que realmente está diminuindo”, pontua Eli.

Secretária de Saúde de Schroeder, Eli Roweder | Foto Divulgação

O secretário municipal de Saúde de Corupá, Felipe Rodrigues, comemora que o trabalho feito para reduzir o aumento de casos funcionou. Segundo pontua o gestor, o município liderava no coeficiente de incidência da doença na Amvali e agora está com o menor índice.

Foi estruturada uma equipe com médico exclusivo, enfermeira e agentes epidemiológicos para realizar os testes e foi instituído o “teste do teste” em casos negativos para pessoas com sintomas muito característicos da Covid-19.

“Nesse quesito a gente conseguiu ver que acontecia de 38% dessas pessoas estarem positivadas”, comenta sobre a estratégia para reduzir a proliferação.

Redução de pacientes com complicações

Um dos principais motivos para a redução dos casos é a vacinação, comenta o secretário Alceu Moretti. Apesar de não evitar o contágio, a imunização tem reduzido as complicações em decorrência da doença.

“Só para ter uma análise, de segunda a terça-feira, no Aups [Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro do Hospital São José] houve 47 casos positivos nos dois dias e somente 1 caso foi um pouco mais grave, os outros foram sem gravidade, sem precisar de exames mais complexos”, exemplifica.

Até quinta-feira (21), a taxa de ocupação de leitos exclusivos a Covid-19 em Jaraguá do Sul estava em 11% na enfermaria adulto, com 8 pessoas; 10% na infantil, com 2 crianças; e de 35% na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) adulto, com 16 pacientes.

Vacinação avança

A cidade com a menor população da microrregião, Corupá, adotou um esquema personalizado de vacinação, realizando agendamentos e um acompanhamento ativo.

“Conseguimos monitorar as pessoas que não foram tomar vacina e fazer busca ativa, por isso estamos com a segunda dose bem próxima dos 66%”, comenta o secretário Felipe Rodrigues.

Já em Schroeder, a procura pela primeira dose não se manteve na hora de tomar a segunda, o que causa preocupação.

“A gente sabe que não é suficiente, precisa da segunda dose para ser imunizado. É um índice muito alto de pacientes, hoje são mais de 600 pessoas”, pontua Ingrit.

Foto: Eduardo Montecino/Divulgação

Nos últimos 30 dias os agentes comunitários de saúde estão focados em ligar para esses moradores e alertar para a importância de completar a imunização. Também foram criados horários estendidos e mutirões no fim de semana.

A mesma estratégia tem sido tomada em Guaramirim diante da redução nos comparecimentos para receber a segunda dose da vacina. “A gente está abrindo o máximo possível de oportunidades para a população”, diz Cheila.

A exigência da vacina para adentrar eventos, práticas esportivas e espaços de socialização também tem aumentado a procura pelas vacinas, especialmente do público com 18 ou mais, afirma Moretti.

Dos 20 mil que não haviam tomado a dose quando foi aberta essa faixa-etária, o número na quarta-feira havia caído para 13 mil.

Medidas restritivas flexibilizadas

A partir deste mês, Santa Catarina liberou a retomada gradual e monitorada de shows e eventos. A medida contempla eventos corporativos, feiras de negócios, shows e entretenimento, assim como casamentos, aniversários, bodas e confraternizações.

Até 31 de outubro está permitida a realização de eventos com ocupação simultânea de até 60% da capacidade do ambiente; de 1º a 30 de novembro, a ocupação desses espaços pode chegar a 70%; e de 1º a 31 de dezembro, estarão permitidos eventos com 80% de público dentro do mesmo ambiente.

Decreto estabelece um calendário de retoma de eventos e shows em SC | Foto Divulgação/Secom

O reflexo dessa retomada é acompanhado de perto e a qualquer momento, com alta nos números, as restrições podem voltar.

Com os planos de contingência e orientações dadas para que os eventos aconteçam, o secretário de Corupá, Felipe Rodrigues, destaca que esse retorno tem sido tranquilo.

“Quando acontece um evento a gente vê que funciona e não tem alteração nos casos. A cidade é pequena, então dá para monitorar bem isso”, pontua.

Fim do uso de máscaras?

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou no começo de outubro que uma equipe técnica do Ministério está avaliando a desobrigação do uso de máscaras contra a Covid-19 – teoricamente, a medida começaria por espaços ao ar-livre. Nas ruas, se percebe o relaxamento da população no uso do item de proteção.

Foto Fábio Junkes/OCP News

Na avaliação do secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, essa flexibilização deve acontecer com o avanço da vacinação – o município deverá seguir as recomendações federais e estaduais.

A secretária de Saúde de Guaramirim, Cheila Rohweder compartilha sua visão pessoal de que usar a máscara, apesar de ser desagradável, traz uma proteção positiva para a saúde.

“A máscara nos previne de muitas doenças, as que são de síndromes respiratórias, independente de Covid ou não”, diz.

Secretário de Saúde de Corupá, Felipe Rodrigues | Foto Reprodução/Redes Sociais

O secretário de Corupá acredita que deveria existir uma reflexão e conscientização a respeito da adoção de máscaras por pessoas com sintomas de gripe e outras doenças contagiosas.

Retorno de cirurgias e demandas na saúde

Durante o agravamento dos casos de Covid-19 e lotação nos hospitais, a demanda por cirurgias eletivas acabou sendo represada – são procedimentos de média e alta complexidade que exigem a retaguarda das UTIs.

O secretário Alceu Moretti pontua que existem em torno de 5,1 mil cirurgias represadas em Jaraguá do Sul – incluindo os demais municípios da Amvali esse número se aproxima dos 8 mil. A expectativa é que o Estado realize mutirões.

Em Guaramirim o hospital já vem realizando alguns procedimentos, pontua a secretária Cheila, o que vem garantindo um equilíbrio entre consultas e novas demandas.

Em todos os municípios, os atendimentos de atenção primária também estão voltando à normalidade.

“Estamos notando um aumento nas consultas nas unidades de saúde, para fazer exames de chek up, os hipertensos, diabéticos, estamos voltando a trabalhar a prevenção mesmo que perdeu um pouco nesse período”, diz Eli Roweder, secretária de Saúde de Schroeder.

 

Números do Covid-19 na região

Jaraguá do Sul

35.545 casos confirmados

203 pessoas em tratamento

430 óbitos

Vacinação

125.045 pessoas receberam a primeira dose

88.218 pessoas receberam a segunda dose

6.218 pessoas receberam dose única

 

Guaramirim

10.713 casos confirmados

53 pessoas em tratamento

102 óbitos

Vacinação

28.583 pessoas receberam a primeira dose

20.399 pessoas receberam a segunda dose

1.500 pessoas receberam dose única

Massaranduba

3.620 casos confirmados

21 pessoas em tratamento

22 óbitos

Vacinação

12.786 pessoas receberam a primeira dose

9.365 pessoas receberam a segunda dose

585 pessoas receberam dose única

 

Schroeder

3.557 casos confirmados
21 pessoas em tratamento

42 óbitos

Vacinação

12.306 pessoas receberam a primeira dose

8.329 pessoas receberam a segunda dose

740 pessoas receberam dose única

 

Corupá

2.465 casos confirmados

11 pessoas em tratamento

42 óbitos

Vacinação

11.177 pessoas receberam a primeira dose

8.115 pessoas receberam a segunda dose

526 pessoas receberam dose única

 

Fonte: Dados dos boletins epidemiológicos das Prefeituras de 21 de outubro.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp