Quem passa pela frente da Farmácia Básica de Jaraguá do Sul, próximo ao terminal urbano, no Centro, não imagina a demanda que há no estabelecimento. Mensalmente são distribuídos ali cerca de 1,4 milhão de medicamentos e insumos. E são atendidos uma média de 16 mil pacientes/mês.
Por dia, são 556. Os 11 profissionais, entre eles dois farmacêuticos, disponibilizam aos pacientes atendidos pelo SUS três tipos de insumos para diabéticos, preservativos feminino e masculino e 210 tipos de medicamentos. Analgésicos, antitérmicos, antibióticos, anti-histamínicos, remédios para problemas do coração, pressão alta, depressão, anti-inflamatórios, broncodilatadores, estão entre os oferecidos. Todos gratuitos, mediante receita SUS e comprovação de residência em Jaraguá.
Atualmente, dos 210 medicamentos oferecidos, 17 estão com problema de distribuição. Os medicamentos dexametasona elixir, estrogênios conjugados, haloperidol, hidróxido de alumínio + magnésio pastilhas, levodopa + benserazida BD, levodopa + benserazida HBS, loperamida, simeticona gotas e sulfato ferroso gotas estão em falta devido a licitação deserta, ou seja, nenhuma empresa interessada compareceu no processo de licitação. Já os remédios doxiciclina, enalapril, nimesulida gotas, nortriptilina, óleo mineral, prednisolona – fosfato sódico, tramadol e metildopa estão com entrega atrasada por parte do fornecedor. A Secretaria de Saúde está tomando as atitudes cabíveis para cada caso e espera normalizar a distribuição dos medicamentos.
Lembrando que para ser usuário da Farmácia Básica é necessário ser residente no município de Jaraguá do Sul e ter receita médica ou odontológica do SUS. Para medicamentos de uso contínuo, a receita tem validade de 360 dias; para psicotrópicos, a validade é de 30 dias; e, para antibióticos, a validade da receita é de dez dias.
A Farmácia Básica fica na rua Padre Francken, 88, no Centro. Telefone: (47) 3054-4034. E-mail: saude.farmaciacentro@
*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul