Por Heloísa Jahn
Abrir mão do conforto da casa, mas ter pela frente um mundo inteiro para desfrutar. É isso que move o casal João Paulo Alves, 26 anos, e Daiane Lodi, 25. Morando em Jaraguá do Sul desde a infância e juntos há dez anos, os dois querem promover uma experiência de vida diferenciada ao filho Antônio, de um ano. No dia 30 de julho eles embarcam em uma viagem, sem data para voltar, a fim de conhecer o mundo sobre quatro rodas e estreitar os laços com a natureza.
Aventureiros de longa data e com esse sonho há algum tempo, o casal decidiu largar a vida “convencional” e partir em busca do novo. Ele, estudante de engenharia e empresário, viu na venda da empresa a oportunidade de se dedicar mais à família e aos projetos pessoais. Daiane já havia deixado o trabalho na área de psicologia, na qual é formada, para cuidar do filho. “Achamos importante resgatar a maneira mais primitiva da vida, de se livrar das interferências diárias, que não são necessidades, para aproveitar o contato direto com a natureza e mostrar ao Antônio a importância disso”, explica João Paulo.

Família prepara-se para um modo de vida diferente, que inclui até mesmo uma volta ao mundo | Foto Eduardo Montecino
Há pouco mais de um mês saíram do aluguel – atualmente se dividem entre as casas dos pais – e investiram o dinheiro que tinham na compra de um carro e equipamentos necessários para tonar o automóvel a nova casa deles. “O custo de viver na estrada é muito menor. Calculamos que gastaremos no máximo mil reais por mês para abastecer o carro e com alimentação, menos que gastamos com a casa e, claro, sabemos que tem as eventuais despesas com manutenção”, diz. O veículo agora está equipado com uma cozinha, armários, uma barraca no teto – o quarto da família – e nos próximos dias vai receber uma geladeira, entre outros itens.

Casal quer viver na estrada e mostrar para o filho Antônio a importância da natureza e das belezas naturais | Foto Eduardo Montecino
O casal explica que a primeira parte do roteiro inclui uma viagem pelo país. “Faremos Santa Catarina, Rio Grande do Sul e depois vamos subindo rumo ao Nordeste. Não temos um tempo estimado para ficar em cada lugar, mas planejamos fazer o Brasil em dois anos”, conta. Depois, eles pretendem seguir para a América Latina, Central e Norte. “A nossa ideia não é fazer apenas quilometragem, mas aproveitar ao máximo de cada lugar e sempre procurar ficar em locais de maior contato com a natureza”, conta.
Para Daiane, apesar de diminuírem o conforto da família, essa nova vida será benéfica para o filho. “A gente sabe que os três primeiros anos são os principais para a formação do ser humano. Apesar de ele não lembrar, tudo ficará no inconsciente e contribuirá para a formação de um cidadão diferente, mais consciente e preocupado com as suas raízes”, defende. Além dos três, quem completa a família na viagem são os cães Raul e Namo, companheiros de longa data e que não ficariam de fora.
Como estão sem emprego e renda fixa, o casal conta com algumas parcerias com empresas de camping e equipamentos e também fará um evento para arrecadar dinheiro. Além disso, eles criaram um site onde podem ser feitas as colaborações para a expedição. Os interessados podem acessar o site ou ligar para (47) 9 9188-7227.
Expedição será compartilhada por meio de vídeos
Desde 2014 o casal alimenta o canal “Expedition Primitive” e é por lá que eles irão dividir todos os momentos da nova vida. “Queremos postar vídeos diários para compartilhar as alegrias e os problemas que encararmos. Também para fazer com que as pessoas conheçam esse estilo de vida e se inspirem a buscarem o maior contato com a natureza”, conta a psicóloga Daiane.
Por isso, um dos principais objetivos do casal é mostrar a importância do contato com a natureza na infância. O canal já conta com vídeos sobre a vida do casal antes da decisão da viagem, sobre a gravidez e nascimento do Antônio e agora com todos os detalhes da expedição. Tudo pode ser acompanhado pelo youtube.