Exposição fotográfica itinerante sobre o Bairro Santa Luzia pode ser conferida na Arena Jaraguá até a próxima sexta-feira (27). São imagens do Museu Di Ferramenta D’Affari dei Nonni que retratam a história da localidade. A exposição é fruto de um trabalho dos irmãos Lauro e Álido Rosá que, há anos, buscam a preservação da memória do bairro.

Além da história, é possível acompanhar as mudanças que ocorreram com o passar do tempo por meio de quadros do paralelo temporal antes e depois.

O memorial fotográfico da instituição conta com cerca de 500 imagens e parte delas estão na exposição que seguirá, posteriormente, para o próprio museu, em Santa Luzia, onde serão incorporadas permanentemente.

A mesma exposição, que é parte de projeto contemplado pelo edital 005/2018, com aporte da Prefeitura de Jaraguá do Sul e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), esteve no Museu Histórico Emílio da Silva entre os dias 5 e 13 de agosto.

O presidente da instituição, Lauro Rosá, explica que fotos antigas e novas mostram as realizações daquele povo.

“Diante da necessidade de sustentar as suas famílias de maneira nobre, deram destaque para as escolas, igrejas e casas, buscando o enriquecimento daquelas terras que não passavam de um banhado, com cultivo difícil. A sociedade, então, abriu um canal para drenagem dos terrenos alagadiços que há mais de 90 anos serve para irrigação dos arrozais e fornecimento de água às famílias”, disse Lauro.

O local que Lauro se refere trata-se do “Valo da Sociedade”, num encontro das águas para integração e crescimento das Vilas Santa Luzia e São João, datado de 14 de agosto de 1934.

A visita ao Museu Di Ferramenta D’Affari dei Nonni deve ser agendada pelo telefone 3370-7955, com Lauro Rosá. O Museu fica na Rua Carlos Frederico Ramthum, 17182, em Santa Luzia. E-mail para contato: [email protected].

Confira aqui o vídeo sobre a exposição.

*Com informações de assessoria de imprensa.