Exposição do OCP leva curiosidades e a história regional à Biblioteca do Estado

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/05/2017 - 23:05 - Atualizada em: 25/05/2017 - 11:19

Por Ana Paula Gonçalves | Foto Divulgação

A exposição itinerante Viajante do Tempo, promovida pelo jornal O Correio do Povo, faz parte das comemorações pelo aniversário de 163 anos da Biblioteca Pública de Santa Catarina, que serão completados em 31 de maio. O espaço está recebendo a mostra, com pesquisa das historiadoras Silvia Toassi Kita e Ellen Annusech Bona, desde segunda-feira (22).

O jornal também é um dos participantes do projeto Hemeroteca Digital e está tendo suas edições digitalizadas e colocadas à disposição de todo o público por meio de uma plataforma criada pela biblioteca. A iniciativa é coordenada pelo conselheiro do jornal, Nelson Luiz Pereira.

IMG_0739

Conforme a integrante da equipe técnica da biblioteca, Alzemi Machado, a exposição revela a importância do O Correio do Povo como veículo de comunicação. “Sendo o mais antigo de Santa Catarina em atividade, com expressiva abrangência na região Norte do Estado, o jornal dá a dimensão do desenvolvimento de Jaraguá do Sul e demais municípios de seu entorno”, observa.

Leia mais: ‘O Correio do Povo’ completa 98 anos informando com credibilidade e investindo em novas plataformas

Leia mais: 10 mil edições do OCP estarão disponíveis online e de graça

 

 

Machado destaca que a mostra evidencia as transformações sociais, econômicas e culturais da cidade, revelando, ainda, o cotidiano dos municípios da região.

Instalada junto ao hall, a mostra reúne uma série de anúncios publicitários veiculados durante os primeiros 50 anos do jornal (1919-1969), e organizados sobre quatro eixos temáticos: Propaganda é a alma do negócio, Lazer e Sociabilidade, Aparência e Saúde e Produção e Consumo.

Por meio destes eixos, o visitante poderá entender as mudanças que acompanharam o desenvolvimento da região, como as negociações e transações imobiliárias, aluguel de animais (mulas e cavalos), os anúncios de empregos, a circulação nos bares, cinemas, cafés, os anúncios de produtos. Além de publicidade em Língua Portuguesa, o público visualizará anúncios em alemão, pois o jornal era editado nos dois idiomas durante as décadas de 1920 e 1930.

Machado adianta que está em tratativas para levar a exposição para outros espaços da capital catarinense, como a Assembleia Legislativa e a Udesc, e até mesmo para municípios vizinhos. A exposição segue na biblioteca até dia 20 de junho.

Acervo digitalizado

De acordo com a administradora da biblioteca, Patricia Karla Firmino, a Hemeroteca Digital é um projeto desenvolvido pela Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Biblioteca Pública de SC, e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por intermédio do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas.

O objetivo é divulgar o acervo documental de publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século 19, promovendo assim o acesso a fontes documentais selecionadas, organizadas e estruturadas em formato digital (pdf) e disponibilizadas no endereço hemeroteca.ciasc.sc.gov.br.

Com 98 anos de história completos no último dia 10, O Correio do Povo terá toda sua história levada para a plataforma. A digitalização de toda a coleção do jornal já foi iniciada, sendo que o primeiro lote envolvendo os anos de 1919 a 1940 será entregue em junho.