Promover a inclusão no ambiente corporativo é quebrar paradigmas perante a sociedade. Entretanto, muitas pessoas pensam que contratar uma pessoa com PCD é ter uma empresa inclusiva. A realidade está bem distante disto. Para que o empreendimento seja realmente inclusivo é necessário que exista um conjunto de valores e ações e fazer com que todos se sintam parte da equipe.

Diante disso, a Associação Brasileira de Recurso Humanos de Jaraguá do Sul vai promover na próxima terça-feira (18), no auditório do Centro Empresarial (Cejas), o Workshop Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

De acordo com o vice-presidente de Marketing da ACIJS, Luis Leigue, muitos profissionais competentes estão esperando por uma oportunidade devido a falta destas vagas destinadas para pessoas com deficiência. "Nossa intenção é sair do evento com iniciativas voltadas a montar uma estrutura disposta a treina-las para que possam ajudar as empresas instalar essa cultura na rotina", avalia Leigue.

O evento é gratuito e promovido pela ACIJS (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), Prefeitura de Jaraguá do Sul e ABRH-Jaraguá do Sul com apoio da Compreendo Comunicação e Coolworking).

As vagas são limitadas e para se inscrever é necessário enviar um e-mail para  secretaria@abrhjaraguadosul.org.br.

Os desafios da inclusão

A igualde e o direito a acessibilidade no mercado de trabalho é previsto em lei e os desafios ainda são enormes ao contratar uma pessoa com deficiência (PCDs). A falta de conhecimento e o despreparo sobre o tema faz com que a relação seja infrutífera no mercado de trabalho.

De acordo com o último Censo do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em 2018, o Brasil possui mais de 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs), ou seja, cerca de 24% da população. Entretanto, apenas 0,9% do total estão inseridas no mercado de trabalho.

Na avaliação do gerente de Trabalho e Renda do Sine de Jaraguá do Sul, o município possui um bom desempenho de deficientes no ambiente corporativo. As vagas que mais abrem para Pessoas com Deficiência são - repositor em mercados, auxiliar de cozinha, fiscal e embalador.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?