Estiagem provoca alerta de racionamento de água na Grande Florianópolis

Foto: Schirlei Alves / OCP News

Por: Schirlei Alves

18/07/2018 - 06:07 - Atualizada em: 22/07/2018 - 21:45

Embora o alerta de racionamento de água tenha sido emitido pela Casan na região da Grande Florianópolis, que é abastecida pelo Rio Pilões, os moradores de todas as regiões do Estado devem evitar desperdício nos próximos dias. É que o alerta de estiagem divulgado pela Epagri/Ciram na quinta-feira da semana passada continua valendo.

Segundo a Casan, a chuva registrada entre a noite de segunda-feira (16) e a manhã de terça-feira (17) diminuiu o risco de desabastecimento na Grande Florianópolis pois que recuperou os reservatórios. Porém, a chuva de uma noite não recupera o nível do rio que precisa de um período de 30 dias para voltar ao nível normal. Até a tarde de segunda-feira, o Rio Pilões estava com a metade da capacidade de abastecimento.

Leia mais: Guarda Municipal de São José chega ao Sertão de Maruim

De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, a chuva desta semana foi mal distribuída e concentrada na Grande Florianópolis e no Sul. Só que a maior parte do Estado ficou sem chuva e a situação não foi resolvida.

A condição de estiagem permanece para 12 estações hidrológicas de Santa Catarina. Conforme o órgão de monitoramento, os sinais são de alerta para Canoinhas, Ponte Moratelli, Joaçaba, Foz do Rio Claudino, Ponte R. João Suzin Marini e Foz do Rio Negrinho; e de emergência para Guatapara de Baixo, José Boiteux, Timbó Novo, São João Batista, Tangará e Fazenda Souza.

Sugestões de economia de água segundo a Casa:

  • Não tome banhos demorados. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
  • Feche a torneira enquanto ensaboa louça, faz a barba ou escova os dentes.
  • Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma tolha de papel, guardanapo ou esponja.
  • Respeite a capacidade do imóvel: se uma residência foi projetada para seis pessoas, sua capacidade de abastecimento está dimensionada para esta ocupação.
  • Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples pode gastar cerca 45 litros de água por dia.
  • Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes. Opte, portanto, por regá-las de manhã cedo ou no fim do dia.
  • Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar calçadas.
  • Em caso de ocorrências envolvendo água acione o 0800 643 0195 para agilizar os consertos.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?