Escolas municipais de Jaraguá do Sul recebem alunos com dificuldades no ensino remoto

Foto PMJS/Eduardo Montecino

Por: Elissandro Sutil

29/10/2020 - 16:10 - Atualizada em: 29/10/2020 - 16:32

As atividades escolares presenciais para alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental de 31 unidades educacionais retornaram na quarta-feira (28) em Jaraguá do Sul.

Cerca de sete mil alunos (30% do total de matriculados) com dificuldade de aprendizagem ou atraso na entrega das atividades pedagógicas devem retornar gradativamente para as escolas nos próximos dias.

Todos os demais estudantes, além dos matriculados na educação infantil, continuam sendo atendidos em casa, de forma remota. As aulas presenciais estão suspensas desde março, por causa da pandemia do coronavírus.

Cabe à equipe pedagógica da escola definir quais estudantes serão chamados para as aulas de reforço com os professores, ou com os tutores, para a realização das atividades pendentes.

Neste último caso, os alunos serão alocados em salas diferentes, com tutores instruídos a orientar sobre a tecnologia empregada nas aulas on-line e na execução das tarefas.

A regra continua sendo o ensino remoto. Além desta modalidade, a rede municipal passa a ofertar a abertura das escolas para 30% (podendo chegar a 50%).

Tudo isso, de forma gradativa, respeitando-se as medidas sanitárias, distanciamento social, aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool gel e uso de equipamentos de proteção individual, num protocolo rígido.

As unidades estão preparadas para o atendimento pedagógico e seguem as medidas sanitárias necessárias para evitar a disseminação do vírus.

Os servidores da Educação passam por capacitação, conforme previsto no Plano de Retorno das Aulas no Território Jaraguaense, escrito e seguido pelo Estado e rede particular, em regime de colaboração e homologado pela Comissão Especial da Secretaria de Educação.

Como está funcionando na prática

Na escola Gertrudes Milbratz, tudo está preparado para receber os alunos, que são observados e acompanhados desde o momento em que chegam até a saída, de forma a seguir os protocolos sanitários.

Portão de entrada e saída de alunos são diferentes e, para evitar aglomeração, há dois horários: parte da turma do período matutino estuda das 7h30 às 11h15 e outra parte, das 7h45 às 11h30.

À tarde, uma parcela estuda das 13h às 16h45 e outra parte, das 13h15 às 17h. Na entrada, todo aluno tem a temperatura aferida, higieniza as mãos com álcool gel e passa por tapete sanitizante.

Placas orientam sobre as condutas necessárias no período de pandemia, os parques estão fechados e os bebedouros com torneiras são esterilizados a cada uso. Há demarcação para circulação nos corredores e regras de conduta impressas nas paredes.

A escola optou por proporcionar a merenda na própria sala, de acordo com a diretora, Mônica da Silva Sena, evitando-se o uso do refeitório.

Nas salas, muito álcool gel, distanciamento necessário e uso de máscaras. A escola tem hoje 772 alunos divididos em 30 turmas.

Matrículas

As escolas da rede municipal de ensino iniciam na quarta (29) o procedimento de matrículas e rematrículas, conforme cronograma abaixo.

Foto PMJS

A novidade para este ano é a possibilidade de efetivação da operação pela internet para alunos do primeiro ano e que irão para o segundo ano em 2021 e também para as demais turmas, até o nono ano.

Aos pais que ainda precisam efetivar a matrícula presencialmente na unidade escolar, há um local separado dos estudantes, com distanciamento e higienização frequentes, evitando filas e aglomeração.

 

 

 

Telegram Jaraguá do Sul