Escolas municipais e particulares de Jaraguá do Sul retomam atividades presenciais nesta quarta-feira (28)

Foto: Fabio Junkes

Por: Natália Trentini

28/10/2020 - 05:10

Alunos da rede municipal e privada de Jaraguá do Sul voltam, a partir desta quarta-feira (28), a ter uma rotina dentro das escolas. Depois de quase oito meses de aprendizagem virtual, as escolas abriram as portas para receber algumas turmas diante da atual redução dos casos de Covid-19.

Conforme as regras estabelecidas pelo governo do Estado, o retorno será gradual e atendendo a regras de distanciamento e higienização. Cada escola precisou criar um protocolo para retomada de atividades, que foi facilitado a partir de uma base construída pela Secretaria Municipal de Educação.

No Colégio Marista São Luís, a estrutura física possibilitou o retorno às aulas normais de quatro turmas, com 50% da capacidade: terceirão; 9º ano; 3º ano do ensino fundamental; e infantil 5 da educação infantil.

A cada sete dias, novas turmas iniciam de forma gradual, explica a coordenadora de ensino Daniela Brocca. No próximo dia 4, volta 2º ano do ensino médio, 8º ano, 4º ano e infantil 4.

“Somos uma instituição que prioriza a educação, o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social dos estudantes, bem como o bem-estar de todos. Nossa estrutura permite esta retomada e nossa equipe está preparada para este retorno. Nossa equipe está engajada, passaram por inúmeras formações, aprenderam inúmeras estratégias de ensino para atender a todos os estilos de aprendizagem”, comenta.

Foto: Fabio Junkes

Reforço pedagógico

Já na rede municipal, as escolas irão receber os alunos para atividades pedagógicas de reforço, atendendo especialmente alunos que tiveram mais dificuldades de aprendizagem no período. Dos 21 mil alunos, a Secretaria Municipal de Educação acredita que o retorno atingirá de 6 a 7 mil crianças.

Cada unidade está fazendo um levantamento dos estudantes e fazendo esse convite para o retorno, que depende da autorização dos pais. A secretária municipal Ivana Dias ressalta que os responsáveis têm essa possibilidade de escolha, mas precisam se responsabilizar pela aprendizagem dos filhos que seguirem apenas nas aulas remotas.

Ivana comenta que todas as unidades receberam equipamentos de segurança e higiene, assim como um treinamento para maior entendimento do papel de cada um para a segurança dessa volta as atividades presenciais.

Na escola municipal Cristina Marcatto destaca que aconteceu um trabalho minucioso para agregar todos os novos cuidados. A diretora Adriana Freiberger Rau comenta que além de todo cuidado com o processo de aprendizagem, também será necessária a construção de um novo comportamento dentro das escolas e ressalta a importância de passar isso aos alunos.

Nas escolas estaduais, o gerente regional Fernando Alflen afirmou que com o afastamento do governador Carlos Moisés e posse da interina Daniela Reinehr, serão alinhadas as ações.

Quais são as regras?

O Protocolo de Retomada das Aulas/Atividades Pedagógicas Presenciais no Território Jaraguaense, que serviu de base para todas as escolas, traz uma série de medidas que precisam ser tomadas.

Desde a chegada dos estudantes, até o sinal bater para o fim do dia, o comportamento dentro das escolas será totalmente regrado.

O distanciamento de 1,5 metros será mantido a todo tempo, inclusive criando marcações em corredores e áreas de uso coletivo, haverá álcool gel em todos os ambientes e o uso das máscaras é obrigatório.

Na convivência, nada de contato físico, compartilhamento de objetos e outros cuidados que são orientados: como manter unhas curtas, cabelos presos e evitar uso de bonés, brincos, colares, pulseiras, anéis, relógios; levar garrafas de água de casa para abastecer nos bebedouros; utilizar o uniforme apenas na escola – evitando circular pela cidade ou ficar em casa com as roupas; entre outras regras.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul