Edital do condomínio industrial de Guaramirim será liberado na próxima semana

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/07/2017 - 07:07 - Atualizada em: 06/07/2017 - 15:54

Por Kamila Schneider | Foto Eduardo Montecino

O edital de licitação para venda dos lotes do condomínio industrial de Guaramirim deve ser lançado na próxima semana, segunda estimativa divulgada pelo diretor de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Ademir da Silva. O documento foi encaminhado na tarde desta quarta-feira (5) para o setor jurídico e deve passar ainda esta semana pela aprovação do prefeito Luís Chiodini. Desde abril, o poder público trabalha para colocar a ação em prática, mas mudanças no texto do edital atrasaram o processo.

Dentre as principais alterações propostas pelo poder público está a unificação de parte dos lotes, o que, segundo Silva, deve ajudar a atrair empresas de maior porte para o município. “Serão disponibilizados 15 terrenos para a venda, sendo que três deles serão formados por mais de um lote. O intuito é tornar o condomínio atrativo também para empresas maiores, ampliando o perfil de negócios e impulsionando a geração de emprego”, explica Silva. Inicialmente, a proposta era disponibilizar 17 terrenos para a venda de forma individualizada.

Uma vez aberta a licitação, as empresas terão 45 dias para participar da concorrência pública. O documento ficará disponível no site da Prefeitura de Guaramirim, onde as empresas poderão avaliar e selecionar o lote de seu interesse. “O núcleo de imobiliárias da Aciag avaliou os espaços com um valor base de R$ 30 o metro quadrado. O município irá ofertar este valor com incentivo de 50%, conforme lei aprovada na Câmara, com isso os preços partem de R$ 15 o metro quadrado”, detalha o diretor de projetos.

O processo de seleção das empresas vencedoras será feito por meio de uma tabela de pontuação, que levará em conta a área de atuação da empresa e a oferta apresentada pelo lote. “As indústrias do ramo de transformação ou automação terão a maior pontuação. Juntando a pontuação com o valor ofertado será feita uma média, que será decisiva para a venda”, explica Silva. Em caso de empate, será realizado um leilão de valores entre as empresas concorrentes.

Para ampliar a estrutura e tornar o espaço mais atrativo para as empresas, a Prefeitura também negocia a instalação de dutos da SC Gás dentro do condomínio. O objetivo é facilitar o abastecimento de gás para as fábricas instaladas no espaço. “Estamos em fase inicial de negociação. O principal passo agora é estudar qual será a demanda das empresas para então avançar com a possibilidade”, comenta Silva.

A proposta de ativar a área industrial está nas mãos da administração municipal desde 2003, mas problemas com a divisão dos terrenos e a falta de licenças ambientais dificultaram o andamento do projeto. Além do valor de comercialização abaixo do preço de mercado, a Prefeitura aposta na infraestrutura do parque como um diferencial para atrair novas empresas para a cidade.