Destino de grandes obras da rede estadual na região ainda é incerto

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

18/01/2019 - 09:01 - Atualizada em: 18/01/2019 - 09:53

Em pouco menos de um mês, mais um ano letivo se inicia em toda a microrregião. Nas secretarias municipais de Educação, reformas e iniciativas que prometem modernizar e facilitar a troca de conhecimento entre professores e alunos nas salas de aula aparecem como as principais propostas em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba.

Na rede estadual, os objetivos ainda estão às cegas. Com a transição do governo e fim das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), nenhuma novidade direcionada à educação nas cidades do Vale do Itapocu foi anunciada até o momento.

Segundo o gerente interino de Educação da ADR de Jaraguá do Sul, Nelson Antonio Baniski, a equipe ainda terá uma reunião de apresentação ao novo secretário estadual da pasta, Natalino Uggioni. Posteriormente, os pleitos devem ser encaminhados para ao governo.

Na microrregião, as prioridades são as obras do Centro de Educação Profissional (Cedup) – que em 2019 completam sete anos – e da escola estadual no bairro Tifa Martins, prevista para ser entregue inicialmente em 2013, um ano após o início da execução.

O valor aplicado no Cedup já ultrapassa os R$ 10 milhões, assim como a unidade escolar recebeu mais de R$ 7 milhões ao longo dos últimos anos.

A estrutura conta com biblioteca, auditório, cinco laboratórios, 12 salas de aula, centro esportivo e cultural, refeitório e cozinha. No Cedup, são quatro salas de professores, cinco laboratórios, auditório, quadra e 12 salas de aulas.

Em 2018, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Estado debateram sobre a administração do Cedup ser transferida para o instituto, mas nada foi definido.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?