Defesa Civil emite aviso de atenção para temporais em Santa Catarina

(Foto: ilustração)

Por: Elisângela Pezzutti

02/12/2022 - 13:12 - Atualizada em: 02/12/2022 - 13:38

A manhã desta sexta-feira (2) foi marcada por maior presença do sol no Grande Oeste e de sol com variação de nuvens do Litoral aos Planaltos. Às 10h as temperaturas variaram de 20ºC a 25ºC nos Planaltos e parte do Meio Oeste, e de 26ºC a 30ºC nas demais regiões. A tendência é que as temperaturas continuem subindo no decorrer do dia, com sensação de calor e abafamento, que são condições que favorecem pancadas de chuva com temporais isolados em todo o estado entre a tarde e a noite.

Por conta disso, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um Aviso Meteorológico em nível de Atenção, com risco alto em áreas dos Planaltos ao Litoral, e moderado nas demais regiões para ocorrência relacionadas à chuva intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Ainda devido aos altos valores de precipitação observados nos últimos dias e à previsão de chuva, o risco para ocorrências como deslizamentos segue de alto a muito alto nas regiões litorâneas e áreas próximas.

Foto: Divulgação/Defesa Civil SC

Previsão para o fim de semana

Entre as tardes e noites desta sexta-feira (2) e do final de semana (3 e 4), a combinação do aquecimento diurno com a umidade favorecem a ocorrência de chuva no estado – que ocorre em forma de pancadas e com temporais isolados principalmente nas regiões dos Planaltos ao Litoral.

Esses temporais podem vir acompanhados de chuvas intensas com raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo. O risco é alto nas áreas em laranja no mapa e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas aos temporais e à chuva intensa.