Dados evidenciam nova aceleração da transmissibilidade do coronavírus em Blumenau

Foto KTSDESIGN/Getty Images

Por: Felipe Elias

28/10/2020 - 19:10 - Atualizada em: 28/10/2020 - 19:28

Dados divulgados pela Prefeitura de Blumenau evidenciam uma nova aceleração da transmissibilidade do coronavírus na cidade. Nesta quarta-feira (28), o município registrou 186 novos casos, maior alta desde o dia 10 de agosto, quando a curva de contágio apresentava sinais de queda.

O número de pacientes com a doença ativa também bateu recorde após mais de dois meses. Atualmente, 860 pessoas infectadas pela Covid-19 estão em fase de tratamento, um crescimento superior a 68% em relação à última semana. Desde o dia 23 de agosto, Blumenau não alcançava este patamar.

Segundo a Prefeitura, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 18%. Embora o índice encontre-se controlado, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde reforça a necessidade dos cuidados individuais, como o uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos.

“O contágio aumenta quando o vírus acaba se aproveitando do descuido das pessoas. Por enquanto, não estamos tendo esse impacto tão grande na ocupação dos leitos de UTI. Mas quando eu começo a ter uma transmissão maior entre os mais jovens, eles podem levar esse vírus até pessoas com comorbidades e idosos. Aí, começa uma preocupação, porque pode afetar, sim, os leitos hospitalares”, alerta o secretário da Saúde, Winnetou Krambeck.

 

 

Até o momento, a cidade já registrou 15.128 casos de coronavírus, dos quais 159 vieram a óbito.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: