Da beleza das biojoias ao inusitado ketchup, a banana reina em Corupá

Fibra da banana é usada na fabricação das biojoias | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

09/08/2018 - 05:08 - Atualizada em: 09/08/2018 - 09:01

Corupá deu início à programação voltada para o Dia da Banana com o 7º Workshop Catarinense de Indicações Geográficas, 6ª Mostra de Produtos Tradicionais e 2º Corupart.

Na tarde desta quarta-feira (8), especialistas de diversas partes do mundo, autoridades, produtores e convidados estiveram no Seminário Sagrado Coração de Jesus para acompanhar os eventos.

Além de palestras técnicas, os participantes puderam conferir uma variedade de artigos artesanais, muitos utilizando a banana, principal matéria-prima produzida no município.

Mas, nem só da polpa e da casca da fruta se formam os produtos. Do tronco, antes descartado, sai a fibra, matéria-prima para diversos objetos, inclusive as biojoias.

A Nanica Chic é uma marca jaraguaense com foco na sustentabilidade. A empresa, incubada no JaraguaTec Centro de Inovações Tecnológicas, fez da fibra da banana um elemento de destaque nas peças que produz. As biojoias estão expostas na feira de produtos artesanais e logo chamam atenção pelo colorido e variedade.

Variedade de produtos artesanais e tradicionais estão sendo oferecidos nos eventos paralelos ao workshop, no Seminário, em Corupá | Foto Eduardo Montecino/OCP News

A artesã Carmen Hreczuck explica que a parte da fibra é feita artesanalmente, por meio de uma parceria com agricultoras de Corupá e Jaraguá do Sul. A fibra é cortada manualmente, sendo retirada do caule da bananeira, com faca de cozinha.

Depois, é tratada para se preservar. As cordas, por mais finas que sejam, também são feitas manualmente. O metal utilizado é banhado com 3 microgramas em ouro. Por último, Carmen cria as peças, onde coloca outros materiais para agregar mais valor, como pérolas e pedras.

Ela conta que o trabalho surgiu dentro do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) enquanto cursava Moda. Com o apoio de professores, começou o negócio do zero e hoje viaja o Brasil inteiro vendendo as peças que desenvolve.

O empreendimento tem mais de cinco anos e, de acordo com Carmen, também contou com o apoio da Asbanco (Associação dos bananicultores de Corupá).

“O Nanica Chic saiu de um trabalho de aula. Fiz o curso (de Moda) porque era gratuito, mas foi lá que tudo começou”, ressalta a artesã.

Ketchup de banana?

Apesar da coloração amarelada, o ketchup de banana tem sabor característico | Foto Eduardo Montecino/OCP News

De sabor picante e que lembra muito o ketchup tradicional, o de banana, lançado ontem, é mais uma prova de que os produtos derivados fruta podem ir mais longe.

Na Mostra de Produtos Tradicionais, Gislaine Martins comanda um estande que oferece delícias mais conhecidas, como a banana-passa, geleias variadas, até mesmo de banana com pimenta, cachaça de banana, banana chips, entre outros. Todos são de empresas de Corupá e região.

“Da nossa empresa, a Bananas Gostosas, o carro-chefe é a banana-passa, um produto que fabricamos há mais de 70 anos e já está na terceira geração. Mas, a novidade aqui é o ketchup de banana, lançado pela Do Sítio Geleias, de Corupá”, comenta.

O workshop e a mostra ocorrem paralelamente até sexta-feira (10), no Seminário Sagrado Coração de Jesus, das 9h às 18h. A Corupart continuará no sábado, na praça Artur Müller.

Programação do fim de semana

Dentro das comemorações ao Dia da Banana, serão realizados, neste sábado (11), a Feira Vegana e Projeto Despertar, das 9h às 16 horas; a Feira de Artesanato da Acart, das 9h às 13 horas; música ao vivo, das 9h às 13 horas; e I Feira da Agricultura Familiar, das 9h às 16 horas. Todos os eventos acontecem na Praça Artur Müller.

No domingo (12), haverá desfile em comemoração ao Dia da Banana, com concentração de pelotões e máquinas na avenida Getúlio Vargas com destino ao Seminário Sagrado Coração de Jesus, das 12h às 16 horas. Na sequência, serão escolhidas as Musas da Banana, nas categorias adulta e infantil.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?