Mudanças no trânsito de Jaraguá do Sul continuam e motoristas avaliam as novidades

Foto Dyovana Koiwaski/OCP News

Por: Elissandro Sutil

07/02/2020 - 06:02

Há pouco mais de um mês, os jaraguaenses foram afetados com mudanças importantes no trânsito da cidade. Tradicionais vias da cidade tiveram o sentido alterado e passaram a formar um binário. A Max Wilhelm teve o fluxo invertido e agora segue apenas em direção ao bairro.

Enquanto isso, a Adélia Fischer conta com sentido único para o Centro. Das quatro faixas liberadas, uma dá acesso à Jorge Czerniewicz, outra para a Max Wilhelm e duas rumo à Epitácio Pessoa.

Outra mudança que foi implantada nesta semana foi feita nas ruas Estheria Lenzi e Coronel Emílio Carlos Jourdan, nas proximidades do Jaraguá do Sul Park Shopping e Colégio Evangélico.

De acordo com o diretor de Trânsito e Transportes, Gildo Martins de Andrade Filho, as novas alterações são avaliadas como “extremamente positivas”.

 

 

“Tivemos algumas ponderações da comunidade, mas explicamos para o pessoal e eles entenderam. Na Max Wilhelm e Adélia Fischer estamos com uma condição de trânsito muito boa, atingimos o resultado que esperávamos”, comenta Andrade Filho. Segundo o diretor de trânsito, neste trecho falta apenas uma sinalização complementar.

Nas alterações próximas ao shopping, o andamento dos trabalhos vem sendo prejudicado pelas frequentes chuvas na cidade.

“Ainda não conseguimos terminar, por isso estamos registrando alguns pontos de engarrafamento na Getúlio Vargas nos horários de pico, mas a sinalização será concluída em breve”, aponta.

Foto Dyovana Koiwaski/OCP News

Na rua Epitácio Pessoa, haverá duas pistas de acesso à Emílio Carlos Jourdan, que agora tem sentido único rumo à Getúlio e conta um semáforo. Em contrapartida, a Estheria Lenzi Friedrich mudou a direção do tráfego e segue apenas para a Epitácio.

A mudança também atende um pedido de pais e alunos do Colégio Evangélico Jaraguá, localizado nesta via. Com isso, o desembarque dos estudantes vai ocorrer sem necessidade de travessia

Na rua Getúlio Vargas, apenas uma pista de rolamento irá em direção à Estheria Lenzi, que terá 38 vagas de estacionamento em 45 graus. Quem estiver na Getúlio e quiser ir para o Centro, contará com duas vias de acesso à rua Ex-combatente Antônio Rita e Henrique Piazera. A segunda pista foi aberta no fim da tarde de quinta (6).

Confira como ficará o fluxo nesta região

Foto Divulgação

Motoristas se dividem sobre alterações

Os motoristas jaraguaenses ainda estão divididos sobre as mudanças no trânsito. Enquanto uns concordam, outros discordam e apontam melhorias que deveriam ser feitas.

Marcelo Rober morou em Jaraguá durante dez anos e agora está Araquari. Nesta semana, ele veio para a cidade e pôde verificar as novidades no tráfego. “Facilitou muito, o trânsito está fluindo com mais rapidez. A iniciativa é boa e ajudou até os pedestres”, relata.

O morador Adilson Marcarini acredita que as alterações vão desafogar o trânsito, mas prejudicar quem mora no Centro da cidade, principalmente as implantadas perto do shopping. “Acho que as pessoas terão que dar um contorno muito maior”, observa.

Para Luis Gustavo Rosa, o ponto principal é a educação dos condutores, pedestres e ciclistas. “É aí que a mudança vai acontecer de verdade. Tudo que é novo tem um lado positivo e nós precisamos nos adequar, tudo já foi bem divulgado e explicado para a população”, aponta.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul