Os tijolos e estrutura de madeira à vista, as janelas na cor verde e todo o cuidado com as plantas ao redor já entregam que é um ambiente preservado. Porém, não é só a casa de estilo enxaimel, referência da imigração alemã, que é guardada com afinco. O local é berço das atividades do Centro Cultural Neue Heimat que integram diversas gerações com um só objetivo: preservar e difundir a cultura germânica.
Fundado em janeiro de 1988, primeiro como Grupo Nascente de Tradições Germânicas, e transformado em 2002 em Centro Cultural – mesmo ano em que foi reconhecido como instituição de utilidade pública municipal –, a estrutura é palco de aulas de dança folclórica e de música, além de projetos que envolvem a comunidade, como o Clube de Mães e o
Costura Solidária. Atualmente, cerca de 100 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, fazem parte das atividades e ajudam a manter o local ativo.

Segundo a coordenadora Ilka Schmidt, o grupo conta com apoio da Fundação Cultural através de projetos aprovados pelo edital do Fundo Municipal de Cultura, tem contribuição de voluntários e doadores. “É importante contarmos com toda essa ajuda para mantermos e preservarmos tudo o que os nossos antepassados trouxeram. Não podemos deixar isso morrer, temos que mostrar às novas gerações”, enfatiza.
Mais do que coordenar à distância as atividades, Ilka e o marido, Eduardo Schmidt, são um exemplo de que nunca é tarde para aprender. Com força de vontade é possível manter os costumes vivos através das gerações. O casal participa há anos do grupo de danças folclóricas, acumulando diversas apresentações na Schützenfest e outras festas na região.
Além disso, Ilka aprendeu há cerca de cinco anos a tocar a cítara – um instrumento de cordas comumente usado na Alemanha. “Aqui é o único local onde são dadas aulas de cítara e agora teremos também aulas de sinos austríacos, outro símbolo da cultura germânica”, conta.

Entre as atividades oferecidas, estão aulas de dança folclórica alemã, de música com instrumentos como a cítara, violão, flauta, acordeon, sinos austríacos, e de canto coral.
Todos os cursos estão com inscrições abertas e podem ser feitas na sede do Centro Cultural, que fica na Rua Alberto Santos Dumont, no bairro Vila Lalau, nas segundas-feiras, das 18h às 20 horas, ou nas quartas-feiras das 13h às 15 horas. As atividades oferecidos através do edital do Fundo Municipal de Cultura e os alunos aprovados no projeto Incentivando Talentos recebem bolsas. Mais informações com o Almiro pelo 3371-7980 ou 9955-1001 ou com a Ilka pelo 3275-1777 ou 9983-8263.
Aulas de música e dança estão entre as atividades desenvolvidas no Centro Cultural. Manter as tradições vivas é o principal objetivo