Cruzamento da rua Ottokar Doerffel e avenida Marquês de Olinda muda no dia 21

Mesmo com uma resistência bastante grande dos moradores da região, a Prefeitura de Joinville decidiu prosseguir com as mudanças no trânsito no cruzamento da avenida Marquês de Olinda e rua Ottokar Doerffel, entre os bairros Anita Garibaldi e Atiradores. Nesta quarta-feira (10), o Detrans (Departamento de Trânsito de Joinville) informou que a mudança no trânsito daquela região passa a valer no sábado (21).

O novo fluxo daquelas vias já tinha sido anunciado no semestre passado e era para ter iniciado em 1º de junho. Entretanto, a Prefeitura decidiu adiar o projeto por tempo indeterminado, diante da necessidade de obras de pavimentação na rua Ottokar.

Leia mais: Prefeitura adia mudança no trânsito da rua Ottokar Doerffel

A justificativa para mudar o fluxo no cruzamento é tentar minimizar os constantes engarrafamentos que hoje são registrados ali. Mas, quem vive naquelas imediações não gostou muito da proposta da Prefeitura, principalmente os moradores da rua Marajó, uma via estreita e pacata que passará a receber tráfego intenso de veículos leves e pesados, como ônibus que saem da Rodoviária de Joinville e do transporte coletivo.

Leia mais: “O trânsito vai dar um nó”, diz moradora do Atiradores

Os estudos da Sepud (Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável) de Joinville apontaram vários conflitos naquela passagem, principalmente em razão das conversões à esquerda que colocam em risco os motoristas. Com o novo sistema é estimada uma economia de até meia-hora no tempo médio das viagens em horários de maior fluxo, garante a Prefeitura de Joinville.

Como tudo vai funcionar?

Para quem chega à cidade pela rua Ottokar Doerffel o fluxo não mudará quase em nada, o motorista apenas ficará impedido de acessar a avenida Marquês de Olinda. Após este cruzamento a Ottokar Doerffel segue em mão única no sentido bairro-Centro até a entrada do Cemitério Municipal, na rua Marajó.

Já quem vem no sentido oposto, será obrigado a entrar na rua Marajó, terá que virar esquerda na rua Otto Parucker e então à direita para acessar novamente a rua Ottokar Doerffel. Agora quem vem da zona Sul, pela rua Gothard Kaesemodel e quer seguir para zona Norte, via avenida Marquês de Olinda precisará obrigatoriamente virar à direita e entrar na Ottokar Doerffel, acessar a rua Marajó e ai, sim virar à direita novamente para seguir pela avenida Marquês de Olinda.

Veja como fica o trânsito no cruzamento a partir de 21 de julho | Imagem divulgação

Quer receber as notícias no WhatsApp?