Covid-19: secretário de Estado da Saúde diz que catarinenses estão tendo uma falsa sensação de segurança

Segundo o responsável pela pasta, nos últimos dias houve um incremento de mais de 30% no número de casos ativos. (Foto: divulgação/SES)

Por: OCP News Criciúma

20/10/2020 - 11:10

Santa Catarina registrou nesta segunda-feira (19) 1.065 novos casos de Covid-19 chegando ao total de 236.224 pacientes infectados pelo vírus. Dos casos confirmados, 95% são considerados curados, um total de 225.280. Desde o início da pandemia foram registrada 2.976 mortes causadas pelo coronavírus.

Para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, os catarinenses têm tido uma falsa sensação de segurança. “Nós temos uma situação um tanto quanto complexa agora porque os nossos números podem ser considerados bons, estamos tendo um enfrentamento adequado da pandemia e isso trouxe, para a sociedade em geral, uma sensação falsa de segurança”, apontou o secretário.

O impacto maior da pandemia em Santa Catarina, segundo Motta, foi sentido no final do mês de julho e início de agosto. “Desde então os casos diminuíram, o número de óbitos felizmente também diminuiu mas, nós percebemos que nos últimos dias tivemos um incremento de mais de 30% dos casos ativos no Estado”, relata Motta.

Para o secretário, a principal causa do aumento recente no número de casos diz respeito a falta de entendimento das pessoas em relação as medidas de flexibilização. “Temos percebido uma relaxamento social e com absolutamente regra nenhuma nos últimos 15 dias principalmente nos finais de semana nas praias”, completou.

Governo prevê aumento no número de casos

“Estamos trabalhando fortemente para evitar surtos pontuais em locais de maior risco mas, existe essa preocupação, principalmente com o final de ano”, contou o secretário em relação a previsão do aumento no número de casos. O apelo do Governo, segundo Motta, é que as pessoas sigam adotando as medidas de prevenção, utilizando máscara e evitando aglomeração.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp