Em um intervalo de duas semanas, Santa Catarina registrou uma redução de 22% no número de casos ativos de Covid-19. Entre os dias 14 de março e 28 de março, o total de pessoas com a doença em fase de transmissão passou de 37.119 para 28.963, conforme o boletim divulgado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde.

A queda nos casos ativos é um importante indicador para a redução futura das internações e óbitos em razão do novo coroanavírus.

 

 

O governador Carlos Moisés, que será afastado do cargo nesta terça-feira (30) por conta do processo de impeachment, ressalta que a diminuição dos casos ativos tem ocorrido de maneira sustentada nas últimas duas semanas.

Ele credita os resultados aos decretos de enfrentamento da pandemia, com medidas para aumentar o distanciamento social e evitar aglomerações.

“Em Santa Catarina, adotamos medidas para restringir a aceleração do contágio, com o regramento de atividades e medidas mais duras, especialmente durante os fins de semana. Essa queda no número de casos ativos vai refletir em um distensionamento da nossa rede hospitalar mais para frente. O momento ainda é muito difícil, por isso precisamos da colaboração de todos”, ressalta o governador.

No início de março, Santa Catarina chegou a ter quase 40 mil casos ativos de Covid-19. O governador ressalta ainda que tem acelerado o ritmo de vacinação no Estado. Apenas na última semana, mais de 210 mil doses foram aplicadas.