Covid-19, gripe ou rinite? Veja como diferenciar!

Divulgação

Por: Elissandro Sutil

19/05/2021 - 15:05 - Atualizada em: 19/05/2021 - 15:54

Recentemente publicamos como diferenciar os sintomas da Covid-19 e da Dengue, pois os sintomas são extremamente semelhantes e caso não forem tratados podem levar à morte.

Por entrarmos no períodos com os meses mais frios do ano, doenças como a gripe e a rinite aparecem com maior frequência. Mas não podemos esquecer da pandemia da Covid-19, que possui sintomas parecidos com estas doenças.

Inicialmente, estas doenças podem causar sintomas parecidos, como coriza e obstrução nasal. No entanto, a febre é comum na gripe e na Covid-19, enquanto a rinite não causa febre.

 

Covid-19

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, de fácil transmissão e que pode levar à morte. Passou a ser considerada uma pandemia, pois afetou todos os continentes do planeta.

Os sintomas mais comuns entre os pacientes com Covid-19 são dores musculares difusa e dor de cabeça. Também surgem sintomas como diarreia, dor de garganta, perde do olfato e paladar. Em casos mais graves, surge a dificuldade ao respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito e perda de fala ou movimento.

Gripe

A gripe, de acordo com o Ministério, é caracterizada como uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus influenza, com grande potencial de transmissão.

“O vírus da gripe (influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D”, explica o MS.

Na gripe, o surgimento dos sintomas é mais rápido. Entre eles, estão o comprometimento das vias aéreas superiores (nariz até à laringe), coriza, tosse não produtiva, voz rouca, dor de garganta, febre súbita, dores no corpo, calafrios, mal-estar geral, fadiga e dor de cabeça.

Foto: Anna Subbotina/ Bigstock

Os sintomas são muito semelhantes à Covid-19. Um fator chave para detectar a possível contaminação do coronavírus é notar se houve ou não a perda do olfato e paladar. Outro é estar sempre atento às pessoas ao seu redor, se testaram ou não positivo para o vírus.

Segundo especialistas, em casos de gripe, as pessoas se recuperam em três a cinco dias, mesmo a tosse e mal-estar persistindo durante duas semanas. É importante estar alerta, pois a gripe pode evoluir para a síndrome respiratória aguda grave, causando a queda de saturação de oxigênio, hipotensão, e levar à morte.

Rinite

A rinite é a inflamação da mucosa de revestimento do nariz e possui diversas classificações.

As rinites infeccionais são agudas, autolimitadas, causadas por vírus e poucas vezes por bactérias.

A rinite alérgica é mais comum, ocorre por inalação de algum produto que cause alergia em indivíduos sensibilizados.

Por sua vez, a rinite não alérgica não infecciosa ocorre em pacientes sem sinais de infecção e sem sinais sistêmicos de inflamação alérgica. Alguns exemplos são a rinite induzida por drogas, rinite do idoso, rinite hormonal, rinite da gestação, rinite ocupacional não alérgica, rinite gustatória e rinite idiopática.

Ainda existe a rinite mista, quando ocorre em pacientes com rinite crônica, com mais de um agente etiológico, conhecido ou não.

Foto: Divulgação/ iStock

Entre os sintomas da rinite estão a obstrução nasal, coriza, espirros, coceira nasal e perda parcial do olfato. Geralmente, os sintomas ocorrem durante dois ou mais dias consecutivos, por mais de uma hora na maioria dos dias.

Os pacientes com rinite, gripe e Covid-19 podem ter sintomas leves, mas nos casos de gripe e Covid-19 os sintomas podem se tornar graves.

*Com informações de CanalTech