O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (16), o projeto de lei (PL) que inclui as lactantes no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. O PL, de número 181/2021, apresentado pelo deputado João Amin (PP), foi sancionado pelo governador Carlos Moisés na manhã desta quinta-feira (17).
O autor da proposta destacou a importância da iniciativa, cuja votação foi acompanhada presencialmente por mães que defendem a inclusão das mulheres que estão amamentando nas prioridades para a vacinação. Amin também agradeceu aos deputados das comissões que analisaram o projeto de forma célere e possibilitaram sua votação e aprovação nesta quarta.
- CPI da pandemia pede quebra de sigilo de cinco empresários
- Covid-19: Polêmico tratamento em Rancho Queimado é debatido na Alesc
“É um projeto importante para Santa Catarina, que segue o exemplo de outros estados que já reconheceram as lactantes como prioritárias. Não existe melhor forma de defender os menores de dois anos do que pelos anticorpos transmitidos pelo leite materno'", disse o autor do projeto, deputado João Amin (PP).
O deputado Neodi Saretta (PT) elogiou a iniciativa e destacou a necessidade do poder público agilizar o ritmo de vacinação contra a Covid, para que toda a população seja imunizada. Sargento Lima (PL), Mauricio Eskudlark (PL), Marcius Machado (PL) e Dr. Vicente Caropreso (PSDB) também ressaltam a relevância do projeto. “É mais uma voz que vem ratificar a importância da vacinação contra a pandemia. Tem gente que ainda não acredita nisso”, comentou Dr. Vicente.