Corupá volta a sofrer com as fortes chuvas

Foto: Prefeitura de Corupá

Por: Elissandro Sutil

05/12/2022 - 09:12 - Atualizada em: 05/12/2022 - 09:38

As fortes chuvas voltaram a castigar o município de Corupá entre a noite de domingo (4) e a madrugada desta segunda-feira (5).

No bairro Osvaldo Amaral, ligação pelo interior com São Bento do Sul, o Rio Humboldt transbordou novamente e a água passou sobre a conhecida “Ponte do Rocha”. A força da correnteza foi tanta que pelo menos quatro postes foram arrancados, deixando parte do município sem energia elétrica.

Foto: Prefeitura de Corupá

Foto: Prefeitura de Corupá

Foto: Prefeitura de Corupá

Na BR 280, KM 97, localidade conhecida como “Rio Mandioca”, a pista cedeu, abrindo uma cratera e interditando completamente a rodovia. Não há previsão para recuperação da passagem. A mesma BR já havia sido atingida por deslizamentos e equipes contratadas pelo Dnit realizam a retirada no material sobre a pista, para a retomada do tráfego de veículos, inviabilizado totalmente com o novo incidente.

Foto: PRF

Desde a madrugada, a defesa civil e equipes e maquinários da secretaria de infraestrutura trabalham na recuperação dos estragos e na busca de solução para a retomada à normalidade.

Com o bloqueio, a coleta de lixo volta a ficar prejudicada em Corupá.

Por conta dos prejuízos que ultrapassaram os R$ 8 milhões com as chuvas que atingem o município desde a semana passada, dando uma trégua apenas no sábado (3) e domingo (4), o prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini já havia decretado estado de emergência.

Técnicos da defesa civil municipal trabalharam intensamente e ontem (4), conseguiram concluir um amplo relatório que foi encaminhado à Defesa Civil de Santa Catarina.

“Desde que as chuvas começaram, não paramos um minuto sequer para restabelecermos o fornecimento de água à nossa população, assim como a recuperação das estradas para a retomada das aulas nesta segunda-feira (5), que estavam suspensas desde terça, dia 29. Muitos dos serviços foram desfeitos com as chuvas desta madrugada, mas vamos enfrentar os novos problemas de cabeça erguida, contando com o apoio de toda nossa equipe e da comunidade”, disse o prefeito, Luiz Carlos Tamanini.