Duas campanhas de vacinação infantil estão programadas para outubro deste ano. Conforme cronograma do Ministério da Saúde, Corupá também vai focar na multivacinação e na campanha contra a Poliomielite.

Já estão programados dois Dias D: um será realizado em 3 de outubro e outro no dia 17 do mesmo mês. A campanha irá atender crianças de 0 a 15 anos.

As campanhas são de extrema importância para o momento justamente porque a cobertura vacinal está abaixo do esperado para este ano.

A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) divulgou neste mês que nenhuma cobertura vacinal para crianças até dois anos atingiu 60% no Brasil.

Em Corupá, a vacinação em bebês com menos de um ano atingiu média de 61% até agora. Já a cobertura vacinal de crianças de um e de quatro anos atingiram média de 75% no Município.

“A nossa meta é imunizar ao menos 95% das crianças, mas nosso desejo é atingir 100% até o final do ano. Os pais poderão aproveitar os Dias D para conferir se as demais vacinas estão em dia. É só levar a carteirinha de vacinação”, observou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Imunização de Corupá, Dayana Mahs de Freitas.

Lembrando que adolescentes também devem procurar pela imunização. Duas vacinas importantes, contra a HPV e a meningocócica ACWY - que passou a ser ofertada neste ano em SC para 11 e 12 anos - estão disponíveis.

Pandemia prejudicou

Para o secretário de Saúde de Corupá, Michael Marques, a principal razão para a baixa procura na vacinação é a pandemia do Coronavírus, assim como constataram a SBIm e o Ministério da Saúde.

“Os pais ficaram com medo de levar as crianças e os bebês nas unidades de saúde – e com razão. Tivemos que focar nosso atendimento no Coronavírus. Mas gostaria de tranquilizá-los e pedir que levem as crianças para se vacinar neste momento. O posto de saúde está tomando todos os cuidados e não haverá aglomeração”, ponderou Marques.

Apesar de a campanha ocorrer em outubro, não é preciso esperar até o próximo mês. A Sala de Vacinas atende normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h15, e de 12h30 às 16h15. O espaço fica no ESF 3, na Rua Nereu Ramos, 401, no Centro.

Já nos dias D, que ocorrerão nos sábados de 3 e 17 de outubro, a Sala de Vacinas vai atender das 8h às 17h.

Vacinação obrigatória para matrícula em escolas

Foto Divulgação/Prefeitura de CorupáÉ importante lembrar que, em Corupá, desde 2018 é obrigatório apresentar atestado de vacinação para fazer a matrícula ou rematrícula em escolas municipais e Centros de Educação Infantis (CEIs).

Caso as vacinas não estejam em dia, os pais ou responsáveis não irão conseguir matricular a criança ou adolescente em uma das unidades da Rede Municipal de Ensino. Por isso, é importante procurar a Sala de Vacinas o quanto antes.

Se todas as doses já tiverem sido aplicadas, a Secretaria Municipal de Saúde carimba a carteirinha com a aprovação. Caso tenha vacinas faltantes, elas são aplicadas na hora ou será feito um novo agendamento. O objetivo é garantir a imunização em todas as crianças e adolescentes do Município.

Veja as vacinas que devem ser tomadas para 0 a 15 anos:

  • BCG: previne a Tuberculose, Meningite tuberculosa e Tuberculose miliar.
  • VIP e VOP: previne a poliomielite.
  • Hepatite B.
  • Hepatite A.
  • Pentavalente: garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b.
  • Pneumo 10: previne pneumonia, meningite e otite.
  • Rotavírus: protege contra as gastroenterites causadas pelo rotavírus.
  • Meningo C: protege contra doenças causadas pelo meningococo C, como meningite e meningococcemia.
  • Tríplice Viral: previne sarampo, caxumba e rubéola.
  • Varicela: (catapora).
  • Tetraviral: Sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
  • Febre Amarela.
  • Influenza: Infecção pelo vírus Influenza, que causa a gripe.
  • Meningo ACWY: previne meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
  • HPV: pretende evitar infecção pelos tipos de HPV e prevenir lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva e vagina em mulheres, e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18.
Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Corupá.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul