Coronavírus: Pela primeira vez, todas as regiões de SC são classificadas em estado “gravíssimo”

Por: Felipe Elias

23/12/2020 - 10:12 - Atualizada em: 23/12/2020 - 10:54

A Matriz de Risco Potencial divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Governo de Santa Catarina classifica todas as 16 regiões de saúde do estado em alerta “gravíssimo” (cor vermelha) para a Covid-19. Esta é a primeira vez que o nível mais alto de atenção para a doença é decretado em todas as áreas do estado.

A região de Xanxerê, que era a única em estado “grave” na matriz divulgada semana passada, passou para o nível “gravíssimo” neste boletim. Com relação à capacidade de atendimento que leva em conta a taxa de ocupação de UTIs, somente as regiões do Extremo Oeste e Xanxerê estão em nível “grave”. Todas as outras estão em vermelho, situação que pode ser considerada crítica.

A matriz mostra ainda que o aumento na transmissibilidade está em nível “gravíssimo” em mais da metade das regiões. No boletim anterior, apenas as regiões Nordeste e Meio-Oeste estavam neste nível.

No que se refere aos óbitos, também houve um aumento no número de regiões no alerta máximo, sendo que as que estão com os números mais preocupantes são o Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Foz do Rio Itajaí, Laguna e Serra catarinense.

 

 

Desde o dia 18 de dezembro, Santa Catarina registrou 15.081 novos casos e 184 mortes causadas pela Covid-19.

Nesta terça-feira (22), diante da situação de criticidade, a Justiça determinou que o Governo do Estado retome, em até 48 horas, as restrições sanitárias aplicadas anteriormente, como proibição de eventos, casas noturnas, cinemas e teatros nas regiões classificadas em risco “gravíssimo”, ou seja, em todas as 16 do estado.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: