Coronavírus: Jaraguá do Sul tem novo decreto com restrições após risco ser considerado gravíssimo pelo Estado

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Thomas Madrigano

25/11/2020 - 18:11 - Atualizada em: 26/11/2020 - 10:02

Após a mudança de matriz de risco aplicada pelo governo estadual, que classificou a situação de transmissibilidade da região Nordeste como gravíssima, a prefeitura de Jaraguá do Sul publicou novo decreto, válido a partir desta quarta-feira (25).

O texto prevê novas restrições em razão da pandemia de covid-19. Com as mudanças, o decreto anterior, assinado em 18 de novembro, foi revogado.

 

 

Restaurantes, lanchonetes e bares poderão receber clientes todos os dias, até as 21h, e o atendimento pode ser estendido por mais uma hora, até as 22h.

De acordo com o novo decreto municipal, fica autorizada a execução de músicas com cantores individuais ou em dupla, desde que em som ambiente ou acústico.

Ainda segundo a redação do documento, fica proibida “a execução de música por qualquer meio que dificulte a conversa e o consequente distanciamento entre clientes e funcionários nesses estabelecimentos”. A retirada de produtos no balcão ou o serviço de entrega estão permitidos até a meia-noite.

Já o comércio pode continuar funcionando, mas com a capacidade reduzida para 50%. Por outro lado, torneios e competições oficiais tiveram sua realização suspensa.

Eventos em formato drive-thru ou drive-in estão proibidos, assim como a abordagem de pessoas em logradouros públicos, ou seja, pesquisas, panfletagem, entre outras ações.

As demais restrições, como a capacidade de público em igrejas e templos e a proibição do futebol recreativo, por exemplo, são de determinação do governo estadual, por conta da mudança da matriz de risco.

De acordo com a presidente do Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19, Emanuela Wolff, houve um esforço da administração municipal e dos membros do comitê para permitir que o maior número de atividades econômicas pudesse ser mantida em operação, respeitando as devidas regras de distanciamento social.

“Estamos no auge do atendimento aos pacientes na nossa rede, com cerca de 800 consultas por dia, buscando sempre o equilíbrio para mantermos a economia ativa”, afirmou Emanuela.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul