Coronavírus: Governo do Estado estabelece regras para retomada dos eventos sociais em SC

Por: Áurea Arendartchuk

19/09/2020 - 00:09 - Atualizada em: 25/09/2020 - 14:47

O Governo do Estado estabeleceu critérios para o retorno gradual e monitorado de eventos sociais, congressos, concursos públicos, museus, feiras e exposições em Santa Catarina. Também foram definidos os regramentos para a prova de roupas no comércio catarinense.

Conforme as portarias publicadas nesta sexta-feira (18), as liberações de eventos e museus levam em conta as Avaliações do Risco Potencial para a Covid-19. As regiões que estiverem classificadas como nível “gravíssimo” ou “grave”, como é o caso do Vale do Itajaí, continuam proibidas de realizar qualquer um destes eventos.

As autorizações começam a valer a partir do cenário de risco potencial “alto”, sendo que neste estágio há limitação de 40% da capacidade do local. Nas regiões com o risco potencial “moderado”, a capacidade pode ser de até 60%.

Pela avaliação da Matriz de Risco Potencial publicada na última quarta-feira (16), Santa Catarina está com 14 regiões em estado “grave” e uma em estado “gravíssimo”. As liberações gradativas, de acordo com essa análise, podem ocorrer apenas na região Extremo Oeste, a única que apresentou risco “alto”.

As portarias editadas pelo Governo do Estado estão disponíveis aqui.

Classificação de risco das regiões para Covid-19

  • Gravíssimo: Nordeste;
  • Grave: Planalto Norte, Médio Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Carbonífera, Extremo Sul, Serra Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe, Meio Oeste, Alto Uruguai Catarinense, Xanxerê e Oeste;
  • Alto: Extremo Oeste.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul