Coronavírus em SC: mais de 120 mil alertas em SMS já foram enviados para a população

Foto Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Por: Felipe Elias

14/04/2020 - 10:04 - Atualizada em: 14/04/2020 - 10:21

Desde o último sábado (11), o Governo do Estado está enviando alertas para celulares, via mensagens de texto SMS, para informar quem reside perto de pessoas infectadas por coronavírus. Até o momento, já foram encaminhadas mais de 120 mil mensagens para os catarinenses.

Esse novo serviço é prestado em parceria com a Associação Catarinense de Medicina, que disponibilizou a ferramenta tecnológica e o acesso à base de dados. A ação abrange todos os municípios do estado e, para receber o alerta, não é necessário fazer solicitação ou alterar endereços.

Como funciona o serviço?

Quando um caso é confirmado para Covid-19, as informações do paciente são preservadas, não sendo possível identificar a pessoa nem o endereço exato dela. Mas o sistema estabelece um parâmetro territorial, que neste caso é de 200 metros, para o cruzamento dos dados. Com a identificação dos aparelhos celulares dos residentes em áreas próximas – não há identificação do titular da linha, as mensagens são enviadas.

 

 

É importante que ao receber o SMS a pessoa verifique se o CEP listado corresponde ao seu atual endereço. “Caso tenha se mudado para um endereço diferente do apontado no SMS, o usuário deverá desconsiderar a mensagem de alerta, mas continuar a seguindo as recomendações gerais de quarentena”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul