Cooperativas vão fornecer alimentação para a merenda escolar em Corupá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/02/2018 - 18:02 - Atualizada em: 01/02/2018 - 18:34

Fornecer alimentos saudáveis para os estudantes das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil produzidos na região e pelo sistema de agricultura familiar e cooperativismo. Este foi o objetivo da Prefeitura de Corupá que por meio de chamada pública realizada neste começo de ano em que foram selecionadas cinco cooperativas da região que serão responsáveis por fornecer alimentos que vão desde frutas e verduras até pães, bolos, macarrão entre outros produtos feitos com a biomassa da banana verde.  No total, serão investidos ao longo do ano mais de R$ 600 mil em alimentos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sendo que 30% virá da agricultura familiar. Neste ano, a Prefeitura de Corupá vai investir cerca de R$ 1,5 milhão na alimentação escolar de cerca 2.600 alunos de CMEIS e escolas municipais.

As cooperativas que irão fornecer alimentos para a merenda escolar em Corupá são: Cooper Rio Novo (Corupá), Copajas (Jaraguá do Sul), Cooper Itapocu (Guaramirim), Cooperdotchi ( Rio Negrinho) e Cooper Schroeder (Schroeder).

A única a fornecer alimentos à base de banana será a Cooper Rio Novo que irá entregar às escolas e centros infantis a fruta in natura, assim como a biomassa da banana verde e os produtos feitos à base dela como bolos, pães, macarrão, bolachas, entre outros. A biomassa de banana verde traz inúmeros benefícios à saúde como controle da glicose, diminuição dos níveis de colesterol, fornece energia, melhora o humor e fortalece os ossos.

Segundo o prefeito João Carlos Gottardi, a aquisição de alimentos por meio da agricultura familiar é uma forma da Prefeitura incentivar e apoiar o cooperativismo em Corupá e região. “Sabemos da importância de apoiar as famílias de agricultores que trabalham em sistema de cooperativa e o quanto os estudantes da rede municipal ganham na saúde e na qualidade da merenda com uma alimentação sempre fresca e de boa procedência de cooperativas da nossa região”, acrescenta.

A chefe da Divisão de Merenda Escolar e Suprimentos da Secretaria de Educação de Corupá, Daniela Neves de Souza, comenta que a meta é de que em pouco tempo passe de 30% a aquisição pela secretaria de alimentos vindos da agricultura familiar como meio de valorizar a produção local e regional.

*Com informações da Prefeitura de Corupá